Com início no primeiro semestre de 2015, o curso de licenciatura em Filosofia da UNILA tem como missão a formação de professores de Ensino Fundamental e Médio, para atuação na América Latina e Caribe. A graduação tem como uma de suas metas a preparação do formando para a docência, por meio da conscientização a respeito da complexidade da educação contemporânea e do papel que a disciplina de Filosofia possui enquanto exercício de reflexão da sociedade.
A atuação desse profissional é variada e, por isso, o egresso poderá atuar, também, na educação não-formal, em cursos ministrados por movimentos sociais e organizações não-governamentais, tornar-se pesquisador ou, ainda, assessor e consultor em instituições culturais, políticas, educacionais e de negócios. O curso foi construído de modo a estabelecer um diálogo permanente com outras áreas do conhecimento e com a realidade da América Latina e Caribe, servindo à crítica da própria instituição.
A licenciatura em Filosofia é uma oportunidade para o enriquecimento cultural e para o aprimoramento da cidadania, com a reflexão, análise e crítica dos princípios e valores que regem a sociedade contemporânea. O egresso será estimulado a priorizar a reflexão filosófica para contribuir com a construção de teorias e respostas aos problemas existentes na realidade da América Latina. Essa perspectiva é inédita no Brasil, já que não existe no país um curso de graduação em Filosofia que contemple o viés latino-americano.
O curso terá carga horária de 3195 horas, divididas em oito semestres. As aulas serão no período noturno. O processo seletivo para alunos brasileiros será realizado via Sistema Integrado de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Enem para classificação dos candidatos.
Novos cursos
A UNILA conta, atualmente, com 17 cursos de graduação. Em 2015, a Universidade implantará 24 novos cursos, sendo que 12 irão iniciar no primeiro semestre e 12, segundo. Atendendo à política do Ministério da Educação e à missão da UNILA, a abertura desses novos cursos visa contribuir para o desenvolvimento regional e da América Latina, ampliando o acesso ao ensino superior público. Os cursos noturnos, licenciaturas, cursos na área da saúde, engenharias e pedagogia são algumas das possibilidades a serem oferecidas pela Universidade para a formação de profissionais qualificados.