Pesquisas indicam redução do tempo para veículos atravessarem fronteira
Representantes de órgãos públicos e privados envolvidos na revitalização da Ponte da Amizade definiram uma série de ajustes para agilizar o tráfego de veículos durante o período das obras. As ações foram definidas em reunião bilateral entre brasileiros e paraguaios realizada sexta-feira, 23, em Foz do Iguaçu.
No encontro foram divulgadas pesquisas sobre o tempo que os veículos levam para atravessar a fronteira. Após o impacto nos primeiros dias da reforma, que iniciou na segunda, 19, o trânsito começa a fluir. Para cruzar a ponte, os automóveis têm levado, em média, de 40 minutos a uma hora em períodos normais e de uma hora a uma hora e 40 minutos em horários de pico.
Os dados foram levantados em diferentes pesquisas aplicadas por agentes das aduanas brasileira e paraguaia, bem como por servidores do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e da Polícia Rodoviária Federal, e em amostragens feitas por funcionários do consórcio CSO-Gaissler, que executa a obra.
Reforço na segurança – A Polícia Rodoviária Federal receberá 26 agentes e viaturas, vindos de diferentes partes do país, no dia 1º de fevereiro. Eles somarão força ao efetivo local. Juntos, trabalharão em regime de escala para garantir a segurança e organização do tráfego.
Vale destacar o telefone da PRF, o 191, para emergências e ocorrências. A Câmara Técnica de Segurança do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) solicitará ainda reforço da Força Nacional para aumentar a segurança na ponte. O posto da PRF na cabeceira da aduana também já obteve acesso ao sistema de monitoramento eletrônico do município.
Caminhões – Das 20h às 5h (horário brasileiro), os intervalos serão a cada 15 minutos nos dois sentidos. No sentido Paraguai-Brasil, os caminhões vazios serão liberados das 20h às 23h, e os caminhões com carga, das 23h às 5h. Já no sentido Brasil-Paraguai serão liberados tanto os veículos vazios quanto os com carga. Deve ser implantada operação extraordinária aos domingos para evitar acúmulo nas segundas.
Cronograma – A concretagem estava prevista para iniciar na sexta-feira, 30, mas será antecipada porque o consórcio demoliu as primeiras placas de concreto da pista num curto período de tempo. O avanço ocorreu porque a concessionária usou fresadora diamantada, cujo rendimento equivale ao serviço braçal de 20 homens. Logo, nesta primeira etapa não adiantaria colocar mais operários trabalhando na pista.
Bloqueio – Vale destacar que foi bloqueado o acesso do bairro Jardim Jupira à rodovia de acesso à aduana. A ligação foi usada por motoristas de vans e táxis para furar a fila, o que estava impedindo a passagem de quem aguardava a vez para seguir adiante naquele trecho da pista.
Compreensão – Essa é a primeira revitalização da Ponte da Amizade em suas cinco décadas de história. Inaugurada em 1965, a Ponte Internacional da Amizade completará 50 anos em 27 de março de 2015. A reforma anterior aconteceu em 2002, porém foi menor em relação à atual.
Os órgãos públicos e privados envolvidos na revitalização da ponte reconhecem o impacto causado pela obra. Entretanto pedem a compreensão dos motoristas, pedestres e imprensa. A união dos trabalhadores, empresários, turistas e lideranças vai garantir a conclusão dessa necessária obra dentro do cronograma elaborado pela comunidade.
Técnicos analisarão outras sugestões
Além das ações imediatas, foi apresentada uma série de sugestões colhidas na primeira semana das obras. As ideias vieram de motoristas, pedestres, trabalhadores, empresários e usuários (diretamente, via imprensa e internet). Elas serão analisadas em grupos técnicos montados conforme a origem de cada proposta.
Entre os principais pedidos estão: alternativas para o transporte de estudantes e trabalhadores (priorizar o transporte coletivo), opções para os veículos de turismo (com possibilidade de criar comboios), faixa exclusiva para motos, e agilização da vistoria de veículos na aduana.
A lista de sugestões sob análise inclui ainda instalar banheiros químicos na margem da rodovia, melhorar o estacionamento de ônibus em Ciudad del Este, incentivar o uso de balsa para travessia de veículos pelo Rio Paraná, bem como divulgar boletins informativos regulares sobre o andamento da obra.
As lideranças fronteiriças se reuniram na Câmara Técnica de Segurança Pública do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), que tem coordenado os encontros bilaterais desde 2014. Ficou acordado um novo encontro na sexta-feira, 30, para avaliar os ajustes. Os encontros serão regulares enquanto durar a obra.
Foz do Iguaçu, 24 de janeiro de 2015.
Câmara Técnica de Segurança Pública
Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu)