Com o objetivo de incentivar fornecedores a assumirem compromissos sociais e ambientais alinhados com suas próprias práticas, a Itaipu Binacional lançou o Código de Conduta para Fornecedores da Itaipu. O documento foi aprovado em dezembro de 2014, pelo Comitê de Compras Sustentáveis, e agora registra sua primeira adesão.
A primeira signatária é a Mundiseg Serviços de Vigilância, empresa contratada para a segurança de áreas externas da empresa, como o Ecomuseu, o Refúgio Biológico Bela Vista e o Centro Executivo. O contrato atende 47 postos de vigilância e reúne 163 empregados terceirizados.
“Ficamos honrados por sermos os primeiros a assinar o Código, e vamos participar ativamente para que todas as diretrizes sejam alcançadas”, disse Adilson José Mazon, proprietário da Mundiseg. “Eles são nossos parceiros de longa data, sabemos que fazem um trabalho alinhado com as expectativas da Itaipu”, garantiu o superintendente de Segurança Empresarial da Itaipu, Rogel Abib Zattar.
O Código de Conduta reúne as expectativas de comportamento da empresa em relação a seus fornecedores. São parâmetros sociais, ambientais e éticos alinhados com as práticas da Itaipu e com os princípios do Pacto Global da ONU, da Declaração Universal de Direitos Humanos e convenções da Organização Internacional do Trabalho, entre outros documentos internacionais.
O objetivo do Código é sensibilizar toda a cadeia de fornecedores da Itaipu a seguir esses valores e a combater práticas de corrupção. O documento será assinado sempre que um contrato for fechado ou renovado ou ainda quando da renovação do cadastro do fornecedor.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.