A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) divulgou, nesta quarta-feira (4), o resultado da seleção para estudantes haitianos residentes no Brasil ou portadores de visto humanitário. Devido à grande procura, a Universidade optou por ampliar o número de vagas destinadas a imigrantes do Haiti. No total, 82 candidatos foram selecionados, em 21 cursos de graduação. O período de matrícula dos estudantes será divulgado nos próximos dias.
- Acesse aqui o edital com o resultado do processo seletivo
Criado pela Resolução nº 037/2014 do Conselho Universitário, por iniciativa da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais, o Programa Especial de Acesso à Educação Superior para Estudantes Haitianos (Pró-Haiti) tem o objetivo de contribuir para a integração dos haitianos à sociedade brasileira. “Compreendemos que a migração haitiana suscita um compromisso do Estado brasileiro em recebê-los não só como mão de obra, mas como estudantes. O Pró-Haiti simboliza um reconhecimento de que os imigrantes fazem parte da construção da história do Brasil e que cabe à universidade pública incluir essa comunidade de forma qualitativa”, explicou a pró-reitora Gisele Ricobom.
O programa também pretende auxiliar o Haiti a retomar as atividades das instituições de ensino superior que, em sua maioria, foram destruídas pelo terremoto de 2010. “Nosso objetivo é que a UNILA ajude a formar quadros de profissionais e acadêmicos que possam, futuramente, retomar suas áreas de conhecimento no Haiti”, disse. Conforme a pró-reitora, vários candidatos já eram estudantes universitários e tiveram seus estudos interrompidos na época.
O processo seletivo especial para haitianos terá novas vagas ofertadas no segundo semestre de 2015.