O que está por trás do desrespeito e a depredação do sistema educacional que o Governador Beto Richa, garoto propaganda do sistema “neoliberal” está tentando implantar no Paraná?
Posso estar enganado, mas ao enviar a mensagem nº 001/2015 e 002/2015 a Assembléia Legislativa do Paraná, propondo arquivar e destruir as conquistas que a classe dos professores conquistou nos últimos 20 anos, o que ele fez na verdade, foi injetar ânimo e adubar uma das maiores revoltas da classe que se tem história nesse país...
Posso estar enganado, mas foi isso que eu senti ontem, ao conversar com vários professores logo após a Assembléia que eles fizeram no Colégio Nestor, para expor para a classe o que está acontecendo com a Educação no Estado do Paraná, hoje.
Posso estar enganado, mas com o envio desta mensagem que entre outras coisas visam através de leis complementares modificar totalmente a forma de promoção e progressão tanto do Quadro Próprio do Magistério – como também o Quadro de Funcionários da Educação Básica – e ainda alterar o acesso ao Nível III da carreira dos professores – tornando muito mais difícil o alcance – o que ele fez foi adubar uma revolta incontida não só entre a classe como na sociedade como um todo...
Posso estar enganado, mas o que esse “(...)” está fazendo, arrochando a todos desde o mais humilde trabalhador com aumentos muito acima da inflação na Conta d água, luz, IPVA, aumentos de impostos e sobretaxando dezenas de produtos que faz parte da cesta básica de famílias humildes – está na verdade dando uma enorme “contribuição” para uma “revolta geral” e sem precedente neste estado...
‘PORQUE EU POSSO’
Ao ver a revolta dos professores ontem, me lembrei de um artigo escrito recentemente pelo colunista Dione Castro e Silva, com o sugestivo título: NÃO SERIA SIDO MELHOR CONTINARMOS SUSTENTANDO ACORTE?
Num dos trechos – ele menciona: “PORQUE EU POSSO” – e narra a história de um desses duques, da época feudal, que era pedófilo convicto, acobertado pelo seu padre confessor: na cidade onde ele chegava, começavam a “desaparecer” os meninos pobres do povo. Depois de usá-los, ele os matava. Após várias mortes “misteriosas”, conseguiu-se que a polícia começasse a investigar os crimes. Dessa investigação, participava um ex-padre que fora excomungado.
Pois bem, no final do filme, quando já estava estabelecida a materialidade e a autoria dos crimes, a culpabilidade do duque, este – cercado pelos servos revoltados, o castelo em chamas – tem o seguinte diálogo com ex-padre, na iminência de matá-lo: “Sabe por que eu faço isso?”. E, desdenhosamente, com ar de grão-senhor, ele mesmo responde para o ex-padre: “Porque eu posso!”
Posso estar enganado, mas é mais ou menos assim que esse “governador” está vendo a Política no Estado do Paraná – “Mesmo tendo que pagar cerca de R$ 28,00 por cada voto CONSEGUIDO na urna vocês já me elegeram – eu sou o GOVERNADOR – “EU POSSO”... Eu tenho a maioria na Assembléia, já distribui benesses entre os meus súditos e preciso de recursos extras não só para sustentá-los, como também, para bancar meus luxos e privilégios...”
Posso estar enganado, mas é mais ou menos assim que o nobre Governador deve raciocinar: “Eu tenho a chave do cofre, sou o comandante “mor” do Braço Armado do Estado – confio cegamente no meu Secretário de Segurança e vou mandar descer o porrete em quem se atrever a confrontar o meu projeto “neoliberal” de acabar com o “Ensino Público de Qualidade” para favorecer o Ensino Particular – Pobre não precisa de Ensino Público de Qualidade – Ensino de Qualidade na minha modesta visão de Governador deve ser destinado somente a quem tem “pedigree” – somente para quem tem dinheiro para pagar uma boa Escola Particular...”
Quem é o atual Secretário de Educação do Estado do Paraná?
Vejam vocês que só em São Miguel do Iguaçu, mais especificamente no Colégio Nestor e o CEBEJA, com o pretensioso plano de “sanar as contas do Estado”, dezenas de profissionais não estão sendo contratados... Ou seja, a oferta aumentou (número de alunos) e... Classes antes com no máximo 26 alunos, este ano vão ter 40, 50 – e, pelo visto, quem quiser coisa melhor, que pague um bom Colégio Particular... E o repasse para a merenda Escolar?
Amanhã volto a este assunto e muito mais...
João Maria Teixeira da Silva
João, que texto ótimo esse o seu! Disse tudo, o governador acha que "pode" porque no Brasil, até agora foi isso que essa política podre ensinou!