Mobilização de caminhoneiros já afetou 13 estados, entre eles o Paraná,
e o parlamentar sugere ação conjunta para solucionar o impasse
Nessa terça-feira (24) o deputado federal Zeca Dirceu participou da reunião da Bancada do PT na Câmara dos Deputados. Entre os assuntos tratados na reunião a mobilização dos caminhoneiros estava em pauta. Diante da atual situação o parlamentar sugeriu a criação de uma comissão composta por parlamentares da Bancada no PT com a intenção de articular com o Governo Federal uma estratégia de diálogo com os manifestantes. Com a comissão criada a bancada de petistas se reuniu com o Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rosseto, e juntos traçaram um plano de diálogo com os caminhoneiros iniciando a negociação ainda nessa terça-feira.
Perante a atual situação das rodovias, que já foram bloqueadas pelos manifestantes em 13 estados brasileiros, entre eles o Paraná, o deputado Zeca Dirceu destacou a importância e urgência de solucionar a questão. “Estou preocupado, e atento aos acontecimentos recentes, por isso estou buscando intermediar uma conversa entre o governo do estado do Paraná com o Governo Federal para ver o que podemos fazer. Essa situação não pode perdurar por mais tempo. Estamos perdendo produção e isso vai afetar nossa economia”, disse Zeca Dirceu.
O parlamentar acrescentou ainda que a gestão do atual governo estadual, liderada pelo governador Beto Richa (PSDB), tem grande contribuição no caso. “Espero que o governo do estado, que tem responsabilidade direta sobre os aumentos dos pedágios, IPVA e do ICMS, que afetou o aumento dos combustíveis, tome uma atitude. Precisamos dialogar com os caminhoneiros e com o setor produtivo da agricultura o mais rápido possível. Abatedouros pararam de funcionar, produtores estão com dificuldade de escoar a produção, é uma situação grave para o Paraná”, argumentou o parlamentar.
As exportações também foram afetadas. Segundo a administração do porto de Paranaguá, no Paraná, principal terminal de saída de produtos agrícolas do país, apenas 10% dos carregamentos previstos para essa terça-feira (24) foram realizados. A Advocacia-Geral da União protocolou ações na Justiça Federal dos estados para o desbloqueio das rodovias no Paraná e em vários outros estados.
Até a conclusão desta matéria estava prevista mais uma reunião entre caminhoneiros, cooperativas e representantes de empresas com o Governo Federal. A reunião para negociar o fim das interdições deve ocorrer às 14h no Ministério dos Transportes. Ainda na terça-feira (24), o ministro Miguel Rosseto, havia afirmado que estariam presentes os ministros Luis Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) e o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Marivaldo de Castro.