Os novos estudantes da União de Ensino Superior do Iguaçu (UNIGUAÇU) estiveram reunidos nas dependências do auditório da Instituição para o início das aulas na disciplina de “Inserção na vida acadêmica”, projeto inovador que tem por objetivo apresentar alguns fundamentos e princípios do estudo superior. Com o apoio dos coordenadores e professores da faculdade, as aulas aconteceu todas as segundas-feiras durante o primeiro bimestre e em cada aula será apresentada uma palestra, de acordo com o objetivo.
Este projeto foi iniciado pela pesquisadora Institucional da UNIGUAÇU, professora Cláudia Symone Dias Roland, com a finalidade de buscar novas metodologias de ensino. “A ideia é fornecer subsídios aos novos acadêmicos como, por exemplo, orientações, otimização do tempo e formas de aprendizagem”, contou Cláudia.
É uma readequação de metodologia, tendo em vista que os estudantes que hoje ingressam na vida acadêmica trazem consigo uma enorme bagagem com conceitos tecnológicos que mudam rapidamente. “Os profissionais do Ensino Superior precisam estar preparados para trabalhar com este aluno que vem mais informado e questionador”, completou a professora Cláudia.
No primeiro dia de aula a palestra foi com a professora Liane Piacentini que trabalhou assuntos como perspectivas sobre a entrada na faculdade, o que esperar do curso e da futura profissão, entre outros. “O início da vida acadêmica implica em inúmeras mudanças e esse projeto visa ajudar o estudante nesse processo”, completou Liane.
Para o diretor acadêmico, Daniel Barcelos, essa é uma atividade inovadora na Instituição e que, por isso, são grandes as expectativas. “Esperamos que seja um sucesso, em que pese ter uma característica inovadora”, completou Daniel.
Veja alguns comentários dos novos acadêmicos acerca desse projeto:
- “São aulas interessantes que vão fazer a transição do Ensino Médio para a Faculdade” – Carlos Fernandes do curso de Educação Física.
- “É uma excelente ideia por apresentar a realidade da vida acadêmica” – Caroline Cavali do curso de Terapia Ocupacional.
- “Há um bom tempo que eu não estudava por isso essa disciplina vai me dar um suporte fundamental em minha vida de acadêmico. Além disso, vai proporcionar uma interação entre os estudantes de todos os cursos” – Reginaldo Borges do curso de Ciências Contábeis.
AI: Ademir José Jung (DRT-PR 8481)
Data: SMI – 27-02-15
Acesse: uniguacu.com.br; facebook.com/uniguacuoestepr