Quatorze novas salas de aula foram reformadas e já estão prontas para serem utilizadas pela comunidade acadêmica da UNILA. Localizadas no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) - no prédio do antigo refeitório do canteiro de obras da usina de Itaipu - as salas têm capacidade para atender 700 alunos, dos 21 cursos em atividade no Parque. O local também conta com um espaço para estudos e convivência.
“Com essas salas já aptas para uso, os três institutos localizados no PTI terão um espaço físico adequado para realizar todas as atividades acadêmicas previstas para 2015, além de outras atividades, como eventos e projetos de extensão”, destacou o pró-reitor de Administração, Gestão e Infraestrutura, Luiz Marcos de Oliveira Silva.
A reforma faz parte de um planejamento conjunto da Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura, da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças e dos institutos, que prevê a ampliação do espaço físico, para atender às novas demandas da UNILA. Conforme Silva, até o ano de 2019 está programado que a Universidade conte com 112 espaços de aula.
Diferenciais
De acordo com o engenheiro civil Rudi Eduardo Paetzold, gerente de Infraestruturas e Obras do PTI, o espaço alia elementos de sustentabilidade e preservação da memória. No local, foram mantidos a fachada e alguns objetos originais do prédio. “Nesse espaço, funcionavam a cozinha e as esteiras que levavam os alimentos para os trabalhadores. Queríamos que a comunidade conseguisse enxergar um pouco dessa história aqui”, disse. As salas contam, ainda, com um sistema de automação, que garante que a luz e os aparelhos de ar condicionado sejam desligados quando necessário. “É um sistema simples e barato, mas que vai aumentar a eficiência e a economia nesses espaços”, complementou Paetzold.
Além disso, está previsto que todas as salas de aula contem com sistemas de projeção multimídia. A UNILA adquiriu, recentemente, 73 projetores e está aguardando a entrega dos suportes e cabos para instalar os equipamentos em todas as salas de aula da Instituição.
Atualmente, a UNILA ocupa mais de 8 mil metros quadrados de área construída no PTI. A entrega das novas salas faz parte do processo de ampliação de infraestrutura da Universidade, que inclui a cessão em comodato por 20 anos de um terreno de 8 mil metros quadrados, localizado em frente aos blocos 4 e 9 do PTI, onde ainda poderão ser construídos laboratórios, ateliês e salas de aula.