O senador Wellington Fagundes (PR-MT) – que presidia a sessão do Senado Federal na noite de ontem, anunciou, em plenário, a lista com os nomes indicados para compor a CPI do HSBC. O PSDB ainda pode indicar mais um membro titular.
Para marcar a reunião de instalação basta haver, em plenário, a leitura dos nomes indicados. A partir de agora, fica a cargo do parlamentar mais velho do grupo convocar a reunião de instalação, onde serão eleitos presidente e relator.
“Temos de desvendar o ‘SwissLeak’, nome do escândalo que envolve mais de US$ 200 bilhões de depósitos em 100 mil contas bancárias vazadas do HSBC em Genebra e que sugerem evasão fiscal e lavagem de dinheiro em nível planetário” disse o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), em fevereiro.
A lista completa:
Titulares
Randolfe Rodrigues (PSOL-AP)
Paulo Rocha (PT-PA)
Fátima Bezerra (PT-RN)
Regina Souza (PT-PI)
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)
Blairo Maggi (PR-MT)
Ricardo Ferraço (PMDB-ES)
Waldemir Moka (PMDB-MS)
Sergio Petecão (PSD-AC)
Acir Gurgacz (PDT-RO)
Suplentes
Ciro Nogueira (PP-PI)
Paulo Paim (PT-RS)Aloysio Nunes (PSDB-SP) José Medeiros (PPS-MT) Wellington Fagundes (PR-MT)
Justiça do Rio de Janeiro concede alvará de soltura aos ativistas
Os ativistas Caio de Souza e Fábio Raposo, não responderão mais por homicídio doloso e tiveram alvará de soltura concedido pela Justiça do Rio de Janeiro. O Ministério Público pode recorrer. A decisão foi publicada no início da tarde desta quarta-feira (18/03) pela 8ª Câmara Criminal do Rio, após votação de 2 a 1 a favor do fim da desclassificação da pena.
— "Por unanimidade de votos, rejeitaram as preliminares arguidas e, no mérito, por maioria, deram provimento aos recursos defensivos para desclassificar as condutas dos recorrentes, determinando a soltura dos mesmos com aplicação das medidas cautelares elencadas no voto do eminente desembargador Gilmar Teixeira, designado para o acórdão, devendo os alvarás de soltura serem expedidos pelo juízo de primeiro grau", diz a decisão da 8ª Câmara Criminal.
— "Recurso foi provido para desclassificar a classificação do tribunal para uma vara que não é da competência do Tribunal do Júri e concedendo alvará de soltura", afirmou o advogado Wallace Martins, um dos advogados dos manifestantes.