Os estudantes do 5º período do curso de Enfermagem da União de Ensino Superior do Iguaçu (UNIGUAÇU), com apoio da Secretaria de Educação de Medianeira, realizaram uma palestra no CPC - Centro Popular de Cultura Arandurá - com o tema “Urgência e Emergência em Pediatria” para aproximadamente 180 professores das escolas municipais e CEMEIS - (Centros Municipais de Educação Infantil) daquele município. Além de cumprir exigências curriculares, o evento teve por objetivo envolver os acadêmicos e a sociedade e sanar as dúvidas dos participantes sobre atendimentos de primeiros socorros com crianças em idade escolar.
Para o professor orientador, Abel Krammer, foi um momento importante para os professores e mais ainda para os estudantes. “É uma atividade prática que os leva de encontro ao que vão exercer como futuros profissionais”, destacou Abel. O professor completou citando que os acadêmicos foram excepcionais e estão de parabéns. “Agradecemos também a Secretaria de educação pelo apoio e oportunidade”, citou o professor.
A
A Secretária de Educação do município, Clair Teresinha Rugeri, lembrou que foi de suma importância a presença dos estudantes, que esclareceram inúmeras dúvidas dos professores acerca de assuntos que acontecem com as crianças no dia-a-dia das escolas. “Eles contribuíram muito e percebemos que estão prontos para auxiliar a comunidade”, enfatizou Clair.
Segundo a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação de Medianeira, Valéria Crestani, a atividade foi satisfatória e parabenizou os acadêmicos pelo desempenho e a UNIGUAÇU pela participação ativa na comunidade. “Outros grupos poderão também ser atendidos pelos estudantes”, lembrou Valéria.
Entre os participantes estava a professora do CEMEI Pequeno Príncipe, Andreia Anderson, que gostou da palestra porque tinha muitas dúvidas que foram esclarecidas pelos acadêmicos. “Meus alunos estão na faixa etária de dois anos e tinha muitas dúvidas sobre como fazer em caso de quedas e engasgamento, e que foram muito bem explicadas”, completou Andreia.
O acadêmico Claudinei Fábris disse que esta palestra foi um marco para a turma, porque foram alunos apresentando para professores. “Essa atividade, apesar da pressão, nos proporcionou a oportunidade de transmitir conhecimentos adquiridos em sala de aula para um público especial, que são os professores da educação infantil”, enfatizou Claudinei.
AI: Ademir José Jung (DRT-PR 8481)
Data: SMI – 27-03-15
Acesse: uniguacu.com.br; facebook.com/uniguacuoestepr