O mês de fevereiro foi marcado pela formatura da primeira turma do Programa Paraná Alfabetizado, composta por funcionários do frigorífico da Globoaves, em Cascavel, Oeste do Paraná. Os certificados foram entregues pelo professor Diego Paim, do Núcleo Regional de Educação, que esteve à frente da preparação da turma.
O Programa começou a funcionar na sede do Instituto, em junho de 2014, com 17 alunos, de oito cidades diferentes. E ao final do curso, 100% dos inscritos foram certificados. Motivo de grande satisfação para os realizadores e de orgulho para os participantes. Segundo comentários de alguns alunos, a experiência superou todas as expectativas e foi além de ensinar a ler, escrever e fazer contas. "Alfabetizamos para dar autonomia, pois tão importante quanto o que aprendemos é no que nos transformamos" completa o professor Diego.
O Projeto, que é fruto da parceria do Instituto Globoaves e o Programa Paraná Alfabetizado, tornou-se referência para educadores de outros municípios paranaenses mostrando que a cooperação entre voluntariado, governo e iniciativa privada pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
É importante destacar que, desde o primeiro momento, o Instituto Globoaves abraçou a ideia de levar a alfabetização para o ambiente empresarial. E, com esse objetivo, não mediu esforços para intermediar a relação entre o Programa Paraná Alfabetizado e a diretoria da empresa, inclusive complementando o material escolar fornecido pelo governo estadual.
Legendas
Foto 1 - Andressa Valle, assistente social do Instituto Globoaves, ladeada por três formandas.
Foto 2 - Ao fundo: Andressa, segunda da esquerda; Julio Cezar Raizel, Coordenador do Instituto; professor Diego Paim, Núcleo Regional de Educação; Volmir de Morais, Gerente de Produção e Edgar Luiz de Oliveira, Coordenador de RH do frigorífico Globoaves, em foto oficial com a maioria da turma.
Foto 3 – Professor Paim entregando o certificado para Elizabete Machado de Assis, ladeados por Julio Cezar, Volmir e Edgar Luiz.