Banner aniversário de são miguel

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
No aniversário da Itaipu, Bolshoi faz quatro apresentações em Foz
  Data/Hora: 6.mai.2015 - 14h 9 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Os espetáculos serão de 15 a 17 de maio, no Cineteatro dos Barrageiros, e integram a programação de aniversário de 41 anos da binacional.

 

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta-se pela primeira vez em Foz do Iguaçu nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Cineteatro dos Barrageiros, dentro da Usina de Itaipu. Os jovens bailarinos vão participar de dois atos: “Gala Bolshoi”, um pot-pourri com coreografias do clássico ao contemporâneo, e “Jurei por amor um dia te encontrar”, dança contemporânea com proposta estética inovadora e imprevisível.

Nos espetáculos, os jovens artistas poderão mostrar por que são considerados agentes formadores de plateia e incentivadores de novas gerações. A escola brasileira, que funciona em Joinville (SC) desde o ano 2000, é a única fora da Rússia. O Bolshoi, fundado em 1776, em Moscou, é uma das mais importantes companhias de balé e ópera do mundo.

 

Aniversário

Paralelamente às apresentações, haverá workshops de dança clássica e dança contemporânea, para crianças e adolescentes que já cursam aulas de balé em Foz do Iguaçu, em instituições públicas e particulares.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil vem à cidade a convite da Itaipu Binacional e marca as comemorações do aniversário de 41 anos da usina.

Serão quatro espetáculos: nos dias 15 e 16 (sexta e sábado), às 20h, preferencialmente para empregados de Itaipu (incluindo estagiários e terceirizados), da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e do Hospital Ministro Costa Cavalcanti.

No dia 17, domingo, serão duas apresentações. A matiné, às 16h, será para as escolas de balé e adolescentes atendidos pelos programas sociais de Itaipu, inclusive o Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho, que dá oportunidade do primeiro emprego a quase 200 jovens. E, às 20 horas, uma sessão especial para os moradores de Foz do Iguaçu e região.

Os ingressos começam a ser distribuídos, gratuitamente, a partir desta sexta-feira (8), no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu. Moradores de Foz e região devem apresentar um documento de identidade.

 

Os espetáculos

No primeiro ato das apresentações, será apresentado o espetáculo “Gala Bolshoi”, formado por um conjunto de coreografias diversificadas que fazem parte do repertório da instituição no Brasil. As coreografias destacam o principal talento de cada um dos bailarinos, tanto em dança contemporânea quanto em dança folclórica e em trechos de renomados balés.

O segundo ato é de dança contemporânea. A peça "Jurei por amor um dia te encontrar" foi criada pelo coreógrafo Jomar Mesquita e procura retratar as mudanças inesperadas que acontecem em nossas vidas, com músicas de compositores brasileiros como Cartola, Otto, Milton Casquinha, Baden Powell e Vinícius de Moraes.

 

A escola

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil conta 305 alunos, que cursam desde o básico até o técnico em dança clássica e contemporânea. Os alunos são provenientes de 20 Estados brasileiros e de quatro países: Argentina, Paraguai, Colômbia e até da Holanda.

Com professores russos e brasileiros, a instituição prepara bailarinos com a mesma precisão técnica e qualidade artística exigidas dos profissionais formados na Rússia. O grupo de professores da escola, na parte de dança e preparação física, é formado por três russos, um ucraniano e dez brasileiros. Na parte de formação musical a Escola conta com onze pianistas.

 

Na Rússia

O método de ensino de dança na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é o Vaganova, também aplicado em outras escolas e companhias da Rússia e adotado ainda em países da Europa e América do Norte. Criado no século XX pela bailarina russa Agrippina Vaganova, o método prevê o aprendizado de forma gradual, enfatizando-se a consciência corporal do aluno a cada movimento.

Fundado em 1776, em Moscou (Rússia), o Teatro Bolshoi foi declarado pela ONU e Unesco patrimônio cultural da humanidade, pela sua histórica importância para a dança e as artes em geral. O Bolshoi, que em russo significa “grande”, é referência mundial em qualidade artística e produção cultural.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner Exposição
Banner emprego
Banner violência se limite
Bassani