Os espetáculos serão de 15 a 17 de maio, no Cineteatro dos Barrageiros, e integram a programação de aniversário de 41 anos da binacional.
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta-se pela primeira vez em Foz do Iguaçu nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Cineteatro dos Barrageiros, dentro da Usina de Itaipu. Os jovens bailarinos vão participar de dois atos: “Gala Bolshoi”, um pot-pourri com coreografias do clássico ao contemporâneo, e “Jurei por amor um dia te encontrar”, dança contemporânea com proposta estética inovadora e imprevisível.
Nos espetáculos, os jovens artistas poderão mostrar por que são considerados agentes formadores de plateia e incentivadores de novas gerações. A escola brasileira, que funciona em Joinville (SC) desde o ano 2000, é a única fora da Rússia. O Bolshoi, fundado em 1776, em Moscou, é uma das mais importantes companhias de balé e ópera do mundo.
Aniversário
Paralelamente às apresentações, haverá workshops de dança clássica e dança contemporânea, para crianças e adolescentes que já cursam aulas de balé em Foz do Iguaçu, em instituições públicas e particulares.
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil vem à cidade a convite da Itaipu Binacional e marca as comemorações do aniversário de 41 anos da usina.
Serão quatro espetáculos: nos dias 15 e 16 (sexta e sábado), às 20h, preferencialmente para empregados de Itaipu (incluindo estagiários e terceirizados), da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e do Hospital Ministro Costa Cavalcanti.
No dia 17, domingo, serão duas apresentações. A matiné, às 16h, será para as escolas de balé e adolescentes atendidos pelos programas sociais de Itaipu, inclusive o Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho, que dá oportunidade do primeiro emprego a quase 200 jovens. E, às 20 horas, uma sessão especial para os moradores de Foz do Iguaçu e região.
Os ingressos começam a ser distribuídos, gratuitamente, a partir desta sexta-feira (8), no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu. Moradores de Foz e região devem apresentar um documento de identidade.
Os espetáculos
No primeiro ato das apresentações, será apresentado o espetáculo “Gala Bolshoi”, formado por um conjunto de coreografias diversificadas que fazem parte do repertório da instituição no Brasil. As coreografias destacam o principal talento de cada um dos bailarinos, tanto em dança contemporânea quanto em dança folclórica e em trechos de renomados balés.
O segundo ato é de dança contemporânea. A peça "Jurei por amor um dia te encontrar" foi criada pelo coreógrafo Jomar Mesquita e procura retratar as mudanças inesperadas que acontecem em nossas vidas, com músicas de compositores brasileiros como Cartola, Otto, Milton Casquinha, Baden Powell e Vinícius de Moraes.
A escola
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil conta 305 alunos, que cursam desde o básico até o técnico em dança clássica e contemporânea. Os alunos são provenientes de 20 Estados brasileiros e de quatro países: Argentina, Paraguai, Colômbia e até da Holanda.
Com professores russos e brasileiros, a instituição prepara bailarinos com a mesma precisão técnica e qualidade artística exigidas dos profissionais formados na Rússia. O grupo de professores da escola, na parte de dança e preparação física, é formado por três russos, um ucraniano e dez brasileiros. Na parte de formação musical a Escola conta com onze pianistas.
Na Rússia
O método de ensino de dança na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é o Vaganova, também aplicado em outras escolas e companhias da Rússia e adotado ainda em países da Europa e América do Norte. Criado no século XX pela bailarina russa Agrippina Vaganova, o método prevê o aprendizado de forma gradual, enfatizando-se a consciência corporal do aluno a cada movimento.
Fundado em 1776, em Moscou (Rússia), o Teatro Bolshoi foi declarado pela ONU e Unesco patrimônio cultural da humanidade, pela sua histórica importância para a dança e as artes em geral. O Bolshoi, que em russo significa “grande”, é referência mundial em qualidade artística e produção cultural.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.