O secretário-geral da Associação de Regiões Fronteiriças Europeias (Arfe), Martín Guillermo, afirmou, em entrevista à Agência EFE, que "a Universidade Federal da Integração Latino-Americana é um modelo de integração e cooperação para a América Latina e para a Europa”. A declaração foi feita no final de abril, quando o secretário participava de um encontro sobre Educação Superior no Uruguai.
A reportagem foi distribuída pela agência e publicada em vários veículos de comunicação da América Latina. Em outro trecho, o secretário destaca a missão institucional da UNILA – formar recursos humanos aptos a contribuir para a integração latino-americana e o desenvolvimento regional. “Na Europa, temos programas de intercâmbio universitário em que os estudantes passam períodos em outros países. Porém, não temos nenhuma universidade com vocação continental.”
Para Guilhermo, essa perspectiva é muito bem vista pela União Europeia. “Temos muito interesse e, de fato, tentamos identificar iniciativas como esta para apoiá-las”, completou o representante da Arfe.