O projeto de extensão "Como uma luva - Teatro de Bonecos", realizado pela UNILA, promove oficinas de criação de bonecos a professores dos Centros Municipais de Educação Infantil de Foz do Iguaçu. Essas instituições atendem a crianças em idade de berçário até 5 anos. Desde o início do ano, já participaram da formação um total de 100 professores.
A proposta do curso, que tem carga horária de 20 horas, é ensinar a técnica de produção de bonecos de papel machê em sua integralidade: desde o planejamento do boneco até a modelagem do papel, pintura, confecção das roupas e manipulação cênica. A oficina foi motivada durante a Feira do Livro de 2014, fazendo surgir uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UNILA e a Secretaria Municipal de Educação.
André Macedo, diretor de artes cênicas da PROEX e coordenador do projeto, aprendeu a técnica em Porto Alegre, onde morava, e diante do interesse da Secretaria resolveu montar o curso. "São dois dias de orientação e produção dos bonecos e, depois, na segunda etapa, os professores participam de outro módulo, da manipulação cênica, e contam como foram as experiências", disse. A orientação pedagógica é feita pela técnica em assuntos educacionais da UNILA, Isis Favaretto.
Para Eliane Natividade, chefe da Divisão de Apoio Pedagógico de Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação, a parceria é muito importante e deve ser apenas a primeira. "Tivemos um retorno muito positivo dos professores que fizeram a oficina. Por isso, temos certeza da continuidade dos trabalhos e da ampliação da parceria com a UNILA. Quem participou ficou bastante motivado e a ideia é que sirva como multiplicador nas próprias instituições", disse.