Entre os dias 26 e 29 de maio, a UNILA será sede do 20º Encontro Nacional de Economia Política. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.sep.org.br, até o dia 19 de maio. Os pesquisadores que tiveram os trabalhos aprovados, bem como os interessados em realizar os minicursos, também devem realizar inscrição, uma vez que o encontro será realizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e, para que seja permitida a entrada no local, são necessários dados dos participantes. Aos que quiserem realizar inscrição como estudante, com ou sem material, e tiverem dificuldade de fazê-la pelo endereço eletrônico acima, podem, ainda, inscrever-se por meio deste link.
O Encontro de 2015 terá como tema o “Desenvolvimento Latino-Americano: Integração e Inserção Internacional”. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) e, localmente, está sendo organizado por um coletivo de professores da UNILA, em especial do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP), e da Unioeste. “Para a formação intelectual é sempre muito importante contar com diferentes perspectivas sobre temas fundamentais, entre eles a integração latino-americana. É isso que o evento busca trazer, mantendo e aprofundando a análise crítica da realidade regional e mundial”, afirma o professor do curso de Ciências Econômicas da UNILA, Fernando Correa Prado, que faz parte da direção ampliada da SEP e é um dos organizadores do Encontro.
Programação
Compõem a programação do Encontro mesas de debates, minicursos, painéis e conferências especiais sobre diferentes temas. O evento traz convidados de diversos países, além de dar espaço para apresentação de 120 trabalhos - selecionados entre os 298 enviados -, divididos em nove eixos temáticos. São eles: Metodologia e História do Pensamento Econômico; História Econômica e Economia Brasileira; Economia Política, Capitalismo e Socialismo; Estados e Nações diante do Capitalismo Atual; Dinheiro, Finanças Internacionais e Crescimento; Capitalismo e Espaço; Trabalho, Indústria e Tecnologia; Integração Latino-Americana (área especial); e Economia Agrária e do Meio Ambiente (área especial).
Houve pequenas alterações na programação, com a inclusão de uma sessão especial sobre "Questões do Haiti", com o economista haitiano, Camille Chalmers; e outra, sobre "Dinheiro em Marx", que terá participação de três especialistas no tema: Leda Paulani, Vanessa Petreli, e Claus Germer. Haverá, também, um espaço para lançamento de livros. Confira aquia programação completa do evento.