Professores que foram massacrados no Centro Cívico no dia 29 de abril são recebidos com flores numa linda homenagem no Legislativo Municipal de São Miguel do Iguaçu
“Sabemos que se hoje somos o que somos – se podemos exercer com dignidade a nossa profissão, devemos muito a você PROFESSOR que nos ensinou a ler e a escrever...
O nosso desejo era de estar neste momento fazendo esta homenagem num grande clube, tendo ao fundo uma grande orquestra e no palco um exímio apresentador e com estas imagens sendo transmitidas ao vivo e a cores para o país e o mundo com a mesma intensidade e com a mesma velocidade como tudo aconteceu naquele fatídico 29 de abril no Centro Cívico em Curitiba”.
“O nosso espaço aqui nesta Casa de Leis é pequeno – mas acreditem, a força e o vigor que nos impulsionou a fazer esta homenagem é incomensurável... O nosso desejo é demonstrar ao país e ao mundo como um dos poderes mais importantes da República – O Poder Legislativo, cuja missão é legislar e fiscalizar deve tratar os nossos mestres...”.
Com essas palavras o vereador Raulique Farias, iniciou o cerimonial em homenagem aos professores ocorrido hoje (18) nas dependências do Legislativo Municipal de São Miguel do Iguaçu. Uma promoção da AESCA – Associação Esportiva, Cultural e Ambiental de São Miguel do Iguaçu, do próprio Poder Legislativo e do Sindicato dos Servidores Municipais de São Miguel do Iguaçu.
Entre os presentes prestigiando esta homenagem os vereadores Valdir da Silva (presidente), Edson Ferreira, Marcos Murbach, Nilton Wenke, Cleonice Maldaner, Francisco Machado Motta, Raulique Farias e Inésio Civiero (o único que não estava presente e não justificou a sua ausência foi o vereador Elton Somavila); Antonio Tarcísio Matté, presidente da OAB – subseção de Medianeira; ex-prefeito Armando Luiz Polita; Edson da Costa, assessor jurídico do Legislativo; João Carlos Raimundi, empresário e Diretor proprietário da Metalúrgica Raimundi; Rosnete Rubler, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais e Graziela Moraes, diretora proprietária da Grazy Flores; representando o deputado Chico Brasileiro, José Reis, assessor parlamentar.
Na sequencia, a professora Rosnete Rubler, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais que ao lado do Vereador Quéti estiveram na coordenação e apresentação deste evento, lembrou que o objetivo desta homenagem com a entrega deste Certificado de Honra ao Mérito aos nossos mestres é valorizar, demonstrar solidaridade e respeito - marcar o Dia 29 de Abril, como o dia da Educação.
“Cumprimos com o nosso dever. Ao ver a alegria e a felicidade estampada na face desses professores ao receberem essa homenagem – não consigo descrever o que estou sentindo”,
confessava emocionado o presidente do Legislativo Municipal, Valdir da Silva, o popular Pitonho.
“Que homenagem linda, emocionante. Há muito tempo eu não tinha me emocionado tanto. Parabéns pela iniciativa. É esse o tratamento que devemos dar aos nossos mestres”, me dizia Antonio Tarcísio Matté, presidente da OAB, subseção de Medianeira.
Ao fazer uso da palavra, Matté, lembrou que há mais de 30 anos atrás se formou usando o crédito educativo. “O que está acontecendo com a nossa educação? Por que não se dá o devido respeito aos nossos professores?”, se perguntou, fazendo em seguida uma breve reflexão sobre esse momento de crise em que vive as nossas instituições. “Vejam que a violência praticada contra quem mais deveria receber carinho e amor – fez com que o dia 29 de abril suplantasse todas as demais datas anteriores”, pontificou.
“Vou comunicar o deputado agora mesmo do que foi feito aqui hoje. Vou dizer a ele que há muito tempo eu não sentia e nem vivia um momento tão emocionante e significativo como esse”, desabafava o assessor parlamentar, José Rui que esteve representando o deputado Chico Brasileiro.
Ao fazer uso da palavra, José Rui, se dirigindo as mulheres maioria esmagadora que hoje estão à frente da Educação, disse não acreditar como alguém pode ser capaz de usar da violência que usou contra um dos mais belos seres da criação. “Para nos realizar como pessoa humana e constituirmos uma família – escolhemos para ter ao nosso lado uma mulher – a mãe dos nossos filhos. Essas mesmas mulheres que resolveram deixar o conforto do Lar e fazer da Educação uma missão de vida. O que tínhamos no passado como data vergonhosa, podemos acrescentar agora o dia 29 de abril. Parabéns aos organizadores por essa iniciativa”, pontificou Rui, sendo vivamente aplaudido pelos professores.
O professor Ari Luiz Jarczeski, representando o sindicato e um dos coordenadores da greve em São Miguel e na região, ao fazer uma ampla retrospectiva do que vem ocorrendo com a Educação foi extremamente feliz e segundo ele, jamais imaginava viver uma experiência como a que ocorreu no dia 29 de abril no Centro Cívico. “Mas hoje ao ver uma homenagem como essa, vindo justamente de um Poder tão importante como esse que é o Poder Legislativo, eu sinto que as nossas esperanças estão sendo renovadas”, disse ele.
“Sabemos que a educação é a base de tudo. Ao ver o que está acontecendo aqui hoje, acredito que estamos sim, no caminho certo. Nossa sala de aula passou a ser as Ruas, onde estamos exercendo com dignidade a nossa cidadania. Existem sim, alguns pais que estão reclamando que os seus filhos estão sem aula. E eu digo a nossa classe: temos que se preocupar no momento é com os nossos direitos que estão sendo desrespeitados. Vamos resistir sim o tempo que for preciso para sermos ouvidos. O que é um ano sem aula perante uma vida inteira”, se pergunta.
Falando em nome do Legislativo Municipal, a vereadora Nega da Aurora, foi contundente e pontual. “Se hoje estamos aqui ocupando esse cargo e recebendo um ótimo salário – devemos isso a você professor que lá atrás nos ensinaram a ler e a escrever”, ressaltou.
“Minha preocupação é muito grande diante do que ocorreu no dia 29 de abril no Centro Cívico. Se o próprio Governo do Estado que deveria respeitar e valorizar a Educação, foi capaz de fazer isso com os nossos professores cuja missão de vida é educar os nossos filhos – o que podemos esperar que aconteça em sala de aula?”, se perguntou, ponderando que hoje existem filhos que batem até mesmo nos próprios pais. “Esses mesmos não se acharão no direito de fazer o mesmo que o próprio governo fez”, ponderou.
“Parabéns pela luta de vocês! Resistam, resistam e resistam. Afinal, como disse o professor – “o que será um ano sem aula diante de uma vida toda”.
Ao encerrar o cerimonial, a professora Rosnete, fez uma linda homenagem de valorização e amor pela Educação em nome do Sindicato dos Servidores Municipais.
Lembrou Rosnete que os dias que os servidores estaduais permanecem paralisados ficarão para sempre marcados na historia do Estado do Paraná. “Estão sendo dias de muito cansaço, mais de grande demonstração de coragem e união por parte de todos os servidores. Categorias guerreiras, lutadoras, responsáveis e coerentes, que durante os protestos foram duramente agredidas e feridas, não só no corpo, mais na alma e na sua dignidade”.
Segundo ela, a “Pátria educadora” tornou-se uma “Pátria repressora” – e, o que se viu foi um verdadeiro massacre onde nem o tempo será capaz de apagar. “A educação precisa ser uma prioridade e neste processo, os servidores precisam ser cada vez mais valorizados e não verem seus direitos reduzidos”, pontifica.
Rosnete há pouco mais de um ano a frente do Sindicato dos Servidores Municipais, tem se destacado como uma das grandes lideranças sindicais do município. Dialogando com franqueza e transparência conseguiu conquistar a confiança e o respeito do funcionalismo público. Numa parceria entre a AESCA e o Legislativo Municipal, deve receber nos próximos dias o Título de Sindicalista do Ano - honraria essa que já foi assinada e concedida pelo ex-presidente Cláudio Rodrigues.
"Faço questão de estar presente nesta entrega e vamos programá-la para a primeira visita que eu fizer em São Miguel do Iguaçu", me dizia recentemente Rodrigues, que hoje faz parte da Diretoria Executiva da FAEP, onde ocupa o cargo de Diretor Financeiro.
Vereador Nilton Wenke, o popular Meninio, entregando a homenagem a professora Graziela Ferreira
Vereador Raulique Farias. o popular Quéti, entregando a professora Diana Seila de Mattia Manente, a sua homenagem...
Professora Eli Inês Bieger recebendo das mãos da Vereadora Cleonice Maldaner, a popular Nega da Aurora, a sua homenagem...
O Vereador Inésio Civiero, entregando a professora Cilça Aparecida dos Santos Almeida, a sua homenagem...
Vereador Edson Ferreira, entregando a professora Realda Fernandes, a sua homenagem...
A professora Neusa Kunh, recebendo das mãos do Vereador Marcos Murbach, a sua homenagem..
O Vereador Francisco Machado Motta, entregando ao professor Ademar Schmitz, a sua homenagem...
Professora Evanilde Maculan Pauli, recebendo das mãos do Dr. Edson da Costa, assessor jurídico do Legislativo Municipal
O professor Emerson Adriano Rodrigues, recebendo das mãos do ex-prefeito Armando Luiz Polita, a sua homenagem...
O empresário João Carlos Raimundi, Diretor proprietário da Metalúrgica Raimundi, entregando a professora a sua homenagem... O empresário João Carlos Raimundi, através da sua equipe Metalúrgica Raimundi, vem representando São Miguel do Iguaçu com muita dignidade na área esportiva. Em 2014, por exemplo, ganhou praticamente tudo na região, em termos de competição esportiva coletiva no esporte da bola pesada. E em breve vai receber o título de Desportida do Ano, também uma iniciativa da AESCA em parceria com o Legislativo Municipal...
A empresária Graziela de Moraes, Diretora proprietário da Grazy Flores, entregando ao professor Marcelo Theisen, a sua homenagem...
O presidente da OAB - subseção de Medianeria, Dr. Antonio Tarcísio Matté, enregando a professora Ayala Regina Guerreiro Theisen, a sua homenagem...
Assessor parlamentar José Rui, representando o deputado Chico Brasileiro, entregando a professora a sua homenagem...
A professora Neusa Claudete Vargas, recebendo das mãos do presidente do Legislativo, vereador Valdir da Silva, a sua homenagem..
A professora Scheila Rossiela Amboni Scheffer recebendo das mãos do vereador Nilton Wenke a sua homenagem....
Ao lado do presidente da OAB, Dr. Antonio Tacício Matté, a Professora Dilaine Aparecida Sbardelotto: "Não consegui ir a Curitiba na batalha do Centro Cívico, mas estava aqui torcendo pelos meus companheiros e quero o meu Certificado - vou guardar com muito carinho essa eterna recordação", me dizia ela.
A Professora Maria Ortenila Soares: "Linda, muito linda essa homenagem e quero guardar esse Certificado como lembrança com muito carinho". Ela também não esteve naquele fatídico 19 de abril em Curitiba - mas segundo ela: "Estavamos reunidos aqui em São Miguel e mesmo a distância, sofrendo como eles".
Ao lado do presidente da OAB - subseção de Medianeira, Dr. Antônio Tarcísio Matté, a professora Dilma Del Castanhel Conzatti. "Esse eu vou emoldurar e guardar com muito carinho", disse ela.
Não deixe de ver na nossa Revista impressa o nosso ponto de vista sobre o momento que estamos passando, onde a impressão que se tem, é que os Poderes estão se desmoronando... Vamos fundo nesta questão...
Giucler Wernke Vereador Nilton Wernke, o popular Meninio, entregando a homenagem a professora Graziela Ferreira, que esteve nos representando no dia 29 de Abril no massacre ocorrido no Centro Cívico de de Curitiba.
Graziele Baderneira Ferreira Obrigada pela homenagem Câmara de vereadores, Queti e Obrigada a Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais Rosnete Hubler!! Valeu Nilton Wernke Vereador Minino! Um pouco de alento e consideração pela nossa luta!
Maria Lucia Peres Parabéns Graziele você merece,vc é uma lutadora pelo direito da educação,lutando juntos com outros colegas professores isso e muito importante.
Abel Filho Meu amigo Ivomil, uma grade parte da sociedade da nossa regiao, são eguinotantes, (eguinotante é quem tem desconhecimento dos fatos), o ql me incluo, precisa saber a verdadeira história q envolveu este Vereador, até pq ele é um homem público q até então, segundo o G.A.E.C.O, (Grupo de Operações Especiais Contra o Crime Organizado), é chefe de quadrilha, traficante de droga, assaltante e sequestrador q manteve em cárcere privado cidadão de bens.
Todas essas acusações q o levou a prisão, foram feita pela Polícia Civil, analisadas pelo Ministério Público q ofereceu denúncia ao Podes Judiciário, q por sua véz decretou a prisão, onde encontra-se a disposição do Judiciário.
A sociedade precisa saber a verdade detalhadamente, pois se trata de um homem público, eleito pelo povo para legislar e fiscalizar o patrimônio público.
Vc como cidadão e conhecedor da verdade, tem a obrigação e o dever de procurar o Ministério Publico, Poder Judiciário, relatar a sua versão, dar os nomes, com isso estará cumprindo com seu papel de cidadão e ajudando a fazer justiça ao inocente.
Ivomil Roberto Da Silva PARTE DE NOSSA JUSTIÇA É VICIADA ... FUI ACONSELHADO POR ELE PARA QUE SE ALGO ACONTECESSE COM ELE QUE EU ME CALASSE, CASO CONTRÁRIO EU SERIA MORTO. EU O CONHEÇO, SEI QUE ELE NÃO DEVE. NÃO TEM PROVA MATERIAL NENHUMA, SÓ EVIDENCIAS QUE FORAM INTERPRETADAS .. EU SEI QUE ELE É INOCENTE.
João da Silva Parabéns pela colocação, Abel... É isso que se espera da sociedade como um todo... Em nosso Jornal, fizemos dezenas de matérias relatando o feito desse vereador junto ao Legislativo Municipal. Quanto a sua vida particular, nada posso afirmar por que só tive contato pessoal com ele na Câmara Municipal. E o que mais me impressionou foi ver a forma carinhosa e bondosa como ele tratava a todos que lhe procurava naquela Casa de Leis. Um dos itens que também me chamou a atenção, foi a sua humildade. Nessa homenagem feita aos professores, por exemplo, foi uma iniciativa minha e quando fui buscar apoio junto a Câmara e dizendo da intenção de fazer algo que mostrasse como devemos tratar os nossos mestres, ele me disse: "veja o que você precisa para fazer isso que tem todo o meu apoio - e logo em seguida, foi dizendo: o nosso problema é que ao homenagear os professores vamos bater de frente com o Secretário de Segurança Pública, Fernando Francischini. Além de Secretário do Beto Richa, ele é Delegado da Polícia Federal e tem todo o aparelhamento do Estado em suas mãos". A nível local, ele protocolou dezenas de ofícios solicitando explicação ao Rumo Novo, tendo inclusive aberto duas Comissões Processantes contra o Prefeito, Claudiomiro da Costa Dutra...