Cerimônia de transferência ocorreu nesta quarta-feira (27), às 11 horas, na Usina Hidrelétrica de Itaipu
O Exército brasileiro entregou na manhã desta quarta-feira, 27, 20 caminhões Mercedes Bens modelo 1418 ao Exército paraguaio, em cerimônia realizada na Usina Hidrelétrica de Itaipu.
“O repasse desses veículos não deve ser entendido como uma mera doação. Faz parte de um programa de cooperação mútua que compreende troca de experiências e o intercâmbio de recursos humanos e de capacidades entre os dois países”, afirmou o comandante do Exército Brasileiro, o general de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.
De sua parte, o comandante do Exército paraguaio, o general de Divisão Oscar Luiz Gonzalez Cañete, enalteceu o que chamou de “aporte valioso” às forças armadas do país vizinho. “Este é um marco nas excelentes relações entre os dois exércitos”, afirmou.
Segundo Cañete, os veículos serão empregados em diversos tipos de operações em todo o Paraguai. “Pretendemos utilizá-los em ações de logística, transporte de tropas e de equipamentos, operações na fronteira e em outras regiões”, exemplificou o general.
As viaturas ficarão sob responsabilidade da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai, representação do Exército Brasileiro em Assunção, enquanto é feita a transferência dos caminhões ao país vizinho, que deve tramitar no Congresso Nacional.
Segundo o general Villas Bôas, outras etapas dessa cooperação ainda devem ocorrer, inclusive com a transferência de equipamentos, mas preferiu não adiantar detalhes dessas ações.
Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, a realização da solenidade na Itaipu tem um caráter simbólico, pela importância da hidrelétrica nas relações bilaterais. “É muito significativo o fato de o general Villas Bôas ter escolhido a usina para fazer essa entrega. Itaipu é fruto do entendimento entre Brasil e Paraguai e demonstra que quando há boa vontade, dois países podem se unir para promover o desenvolvimento em parceria”, afirmou.
Ao final da cerimônia, os comandantes dos dois exércitos plantaram árvores no Bosque dos Visitantes. E os caminhões, já sob a responsabilidade de motoristas paraguaios, seguiram para o outro lado da fronteira. Também participaram do evento o embaixador brasileiro em Assunção, José Eduardo Martins Felício, e o diretor-geral paraguaio da Itaipu, James Spalding.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.