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Curso de Ciências Econômicas da UNILA recebe nota máxima em avaliação do MEC
  Data/Hora: 26.jun.2015 - 15h 24 - Categoria: Educação  
 
 
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O curso de Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), recebeu nota 5 – em uma escala de 1 a 5 - no processo de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Esse foi o primeiro curso da UNILA a obter nota máxima. Outras oito carreiras da Universidade já foram avaliadas, a maioria com nota 4. A avaliação de Ciências Econômicas foi realizada nos dias 15 e 16 de junho por uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Também no mês de junho, o curso de Cinema e Audiovisual foi avaliado e obteve nota 4.

 

O reconhecimento de curso é um processo obrigatório e deve ser solicitado pelas instituições de ensino superior. A avaliação é feita por dois avaliadores, docentes de outras universidades, que observam três itens principais: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

 

A nota máxima significa que, se alguém tinha alguma dúvida sobre a qualidade dos nossos cursos, tem, agora, resultados objetivos. Esse resultado fortalece a nossa convicção de que estamos numa universidade excelente”, diz o reitor da UNILA, Josué Modesto dos Passos Subrinho.

 

Essa é uma nota que vai nos tornar ainda mais responsáveis. Esses conceitos são importantes não apenas para o curso em si, mas para o conjunto da Universidade, tendo em vista que o conjunto das notas de reconhecimento de graduação constituem parâmetro quando da renovação de reconhecimento da Universidade”, afirma o pró-reitor de Graduação, Eduardo de Oliveira Elias.

 

Ele destaca o projeto pedagógico e a qualificação dos docentes como dois pontos de destaque na avaliação. “O projeto pedagógico visa a construção de competências e habilidades comuns à formação do economista de um modo geral, mas também no diferencial oferecido pelo curso da UNILA. Se fomos bem, significa que o aluno está sendo atendido”, salienta.

 

 

A mesma análise faz o coordenador do curso, Rodrigo Luiz Medeiros Silva. “A economia é uma área que tem visões diferentes e polarizadas. Além disso, o projeto da UNILA tem um viés em desenvolvimento e integração, mas o corpo docente soube mostrar que é capaz de transmitir conteúdos regulares e também avançar com os conteúdos específicos ministrados na UNILA”, explica. “O aluno sai daqui completo. Sabendo todas as linhas de pensamento. É muito difícil um curso que seja completo. E todos pesquisam na área de desenvolvimento, o que é muito importante”, completa Henrique Coelho Kawamura, também professor do curso.

 

O curso

A graduação em Ciências Econômicas da UNILA teve início em 2010 e já tem duas turmas formadas. O curso propõe uma linha de estudos diferenciada: Economia, Integração e Desenvolvimento. Isso significa que o aluno tem uma formação voltada especialmente para a América Latina.

 

A graduação em Ciências Econômicas representa um eixo estruturador importante no projeto de uma universidade como a UNILA, considerando seus objetivos de favorecer o processo de integração regional, incrementar a inovação e excelência acadêmicas e contribuir na formação de quadros para a América Latina e Caribe. Da mesma forma, pretende contribuir para uma formação de qualidade de profissionais com perspectiva interdisciplinar e com visão estratégica da região. Uma formação que permita delinear rumos, tendências, agendas e políticas para a promoção de sociedades mais justas, integradas e com inclusão social.

 

 

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