banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Chuva deve dar trégua na sexta-feira. Vertimento começa a diminuir
  Data/Hora: 15.jul.2015 - 16h 1 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Depois de atingir o pico máximo, o nível dos Rios Iguaçu e Paraná deverá estabilizar nos próximos dias e recuar na próxima semana. A chuva poderá dar trégua na fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina já nesta sexta-feira, 17. Até lá, deve continuar chovendo, mas de forma moderada. É o que prevê a Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos da Itaipu Binacional. Com base na nova previsão, o vertimento começa a diminuir na usina.

Nesta quarta-feira, 15, de madrugada, o vertimento na Itaipu, instalada no Rio Paraná, chegou a 9.570 metros cúbicos de água por segundo. Foi a maior vazão registrada no local desde a abertura do vertedouro na última sexta-feira, 10, depois de um ano fechado. De manhã, a vazão já havia diminuído para 4 mil e a tendência é que a média para esta quinta-feira seja de 750 metros cúbicos de água por segundo.

Nas Cataratas do Iguaçu, no Rio Iguaçu, o volume das quedas d’água chegou a 4.580 metros cúbicos por segundo, o triplo do normal para esta época do ano, que é de 1.500 metros cúbicos de água por segundo. O volume ali ainda deve ter algum novo pico e chegar a 6 mil metros cúbicos de água por segundo.

Por causa das chuvas na região, desde segunda-feira, 13, a Itaipu Binacional reativou a Comissão de Cheia e mantém os órgãos responsáveis informados sobre todas as medidas preventivas que devem ser adotadas em caso de inundações.

Itaipu está operando normalmente. A cota de operação normal da usina varia entre 219 e 220,50 metros acima do nível do mar. A usina, que iniciou o vertimento em torno da cota 219,50 m, está trabalhando na cota 219,90 m.

Com a medida preventiva, Itaipu controla a quantidade de água para a geração de energia elétrica e a que será escoada pelo vertedouro na tentativa de minimizar os impactos rio abaixo, utilizando o restante de sua capacidade de armazenamento para amortecer o pico da cheia.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein