Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu será sede do 4º Seminário Internacional de Defesa Cibernética
  Data/Hora: 10.ago.2015 - 11h 26 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Evento abordará temas como terrorismo cibernético, ativismo hacker e outras ameaças à segurança da informação. Evento é aberto ao público, mediante inscrição prévia

 

Especialistas em segurança cibernética do Brasil e exterior se reunirão, nos dias 20 e 21 de agosto, no Cineteatro dos Barrageiros, na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, para debater assuntos como terrorismo cibernético, ativismo hacker e outras ameaças à segurança da informação.

 

O encontro marca o 4º Seminário Internacional de Defesa Cibernética, que trará à usina palestras internacionais, com militares de Israel e da Espanha. O evento é aberto ao público. As inscrições devem ser feitas pelo site www.renasic.org.br. As vagas são limitadas.

 

A organização é do Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, por meio da Rede Nacional em Segurança da Informação e Criptografia (Renasic), em parceria com a  Itaipu e o PTI.

 

A escolha de Itaipu como sede do seminário não ocorre por acaso – a usina é uma das estruturas estratégicas, aquelas que, em caso de colapso, podem causar algum problema ao País. Além da usina, estão na lista as plataformas petrolíferas, o sistema bancário e financeiro (bolsas de valores) e as linhas de transmissão de energia, entre outras.

 

No PTI, funciona o Laboratório de Segurança Eletrônica, de Comunicações e Cibernética (LaSEC²), fruto de um acordo entre a binacional, o Exército Brasileiro e a Fundação PTI. O laboratório desenvolve tecnologias de defesa cibernética para estruturas estratégicas, foi inaugurado em março.

 

 

Programação

A abertura oficial está prevista para as 8h30 de quinta-feira (20). Para a cerimônia, são esperados representantes dos Ministérios da Defesa, da Ciência e Tecnologia, de Relações Exteriores e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

 

Em seguida, às 9h, o chefe do CDCiber, Paulo Sergio Melo de Carvalho, abre a programação de palestras com o tema "A defesa cibernética como extensão do papel constitucional das Forças Armadas”.

 

Das 10h40 às 11h30, um representante do Comando Conjunto de Defesa Cibernética da Espanha falará sobre a visão espanhola da segurança e defesa cibernética. A programação segue com palestras e painéis até as 18h20 (veja a agenda completa abaixo).

 

Na sexta-feira (21), o seminário começa às 9h, com a palestra de Gabi Sibone, diretor do Programa Militar de Guerra Cibernética do Instituto para Estudos de Segurança Nacional, o INSS, de Israel. Ele falará sobre a experiência israelense no combate a ameaça cibernética.

 

Nos dois dias, os participantes poderão interagir com os palestrantes. Os debates estão previstos das 9h50 às 10h20; 11h30 às 12h; 14h10 às 14h30; 15h40 às 16h10 e das 17h40 às 18h10.

Confira a agenda:

Quinta-feira (20 de agosto)

8h30 – 9h: Abertura
9h às 9h50: Palestra de Abertura: “A Defesa Cibernética como Extensão do Papel Constitucional das Forças Armadas na Defesa Nacional (Chefe do CDCiber)
10h40 às 11h30: “Segurança e Defesa Cibernética: Visão da Espanha” (Representante do Comando Conjunto de Defesa Cibernética da Espanha)
13h30 – 14h10: “As atividades de Proteção Cibernética no âmbito da Força Terrestre” (Chefe do CITEx)
14:30 às 15:40: Painel - “A atuação das organizações militares e civis na Defesa Cibernética Nacional em tempos de Paz e Conflito” (MD / Forças / PR / CERT-BR)
16:30 às 17:40: Painel – “Uso de ferramentas de segurança de origem estrangeira & Uso de ferramentas nacionais e seus impactos na preservação da Soberania Nacional (RENASIC / Rep. Empresas Nacionais e Rep. Empresas Estrang)

Sexta-feira (21 de agosto)

9h às 9h50: “A Experiência Israelense no Combate a Ameaça Cibernética”, (Gabi Sibone) Diretor do Programa Militar de Guerra Cibernética do INSS, em Israel
10h40 às 11h30: “O Domínio Cibernético nas Operações Militares e seus efeitos cinéticos e cibernéticos” (MB/ComOpNav/DCTIM)
13h20 às 14h10: “O ativismo hacker e outras ameaças cibernéticas avançadas (Terrorismo / Espionagem/Ciber G e FAB
14h30 às 15:40: Painel –  “O Terrorismo Cibernético e a Soberania Nacional” (Centro de Intelig. das Forças/MD/ABIN/DPF/ Ministério Público)
16h30 às 17:40: Painel –  “A importância da atuação colaborativa na Segurança Cibernética de Infraestruturas Estratégicas” (MD/PR/CERT-BR/CDCiber/Itaipu)

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner Exposição
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner Mirante
Banner violência se limite