Os alunos do terceiro ano do Colégio Castelo Branco apresentaram ontem (31), importante trabalho na área de Biologia, com foco nas principais doenças, muitas das quais já deixaram um números de vítimas superiores aos contabilizados pelas grandes guerras ou por desastres naturais de grandes proporções.
“Um trabalho muito interessante que a professora Anelise Carradore vem desenvolvendo com os seus alunos. É um aprendizado real. Através de apresentações assim, com dados e imagens o aprendizado é muito mais eficaz. Momentos como esse, onde eles se prepararam para explicar aos demais, é algo que fica gravado para sempre em suas memórias”, nos dizia a professa Eloni Conzatti, Diretora do Colégio.
Divididos em grupo, em quatro salas, os alunos faziam um circuito passando por todos os setores – onde os mesmos se empenhavam ao máximo para repassar as causas, as origens, bem como as conseqüências que cada enfermidade dessas pode acometer ao ser humano.
TUBERCULOSE
A tuberculose, por exemplo, é considerada uma das doenças infecciosa que mais matam no mundo. “É uma doença contagiosa que mata mais gente do que qualquer outra doença transmissível no mundo. E quem pensa que ela só atinge o pulmão está enganado. Ela também pode acometer os rins, ossos, pleura, meninges e gânglios, entre outros membros”, explica uma das alunas.
É uma doença que muito embora tenha surgido há mais de 20 mil anos, é atual – e uma das grandes preocupações do momento. Segundo os últimos dados da Organização Mundial de Saúde, um terço da população está infectada com a bactéria “Mycobacterium tuberculosis” – mas apenas uma pequena parcela desenvolve a doença. Em 2012, 1,3 milhão de pessoas que contraíram a bactéria morreram.
Transmissão e Cura
Um panfleto explicativo foi distribuído, esclarecendo que é uma doença que tem cura. “Se você está tossindo há mais de 3 semanas, procure o posto de saúde mais próximo de sua casa, por que você pode estar com TUBERCULOSE”. A transmissão pode acontecer com a proximidade de pessoas infectadas, assim como os ambientes fechados e pouco ventilados favorecem o contágio. A bactéria é transmitida nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse.
Sintomas
Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas. Em casos avançados, pode aparecer escarro com sangue.
Tratamento
O tratamento da tuberculose é feito com a administração de antibióticos combinados por pelo menos seis meses. No Brasil, a distribuição dos medicamentos é gratuita.
OSTEOPOROSE
A Osteoporose é uma doença que acomete todos os ossos. Estima-se que a proporção da mesma para homens e mulheres seja de seis mulheres para um homem a partir dos 50 anos e duas para um acima de 60 anos. Segundo dado da Organização Mundial da Saúde, até o ano de 2050, uma em cada três mulheres vai apresentar uma fratura óssea durante a vida devido a essa doença.
“Como qualquer outro tecido do nosso corpo, o osso é uma estrutura viva que precisa se manter saudável. A osteoporose ocorre quando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente. Se os ossos não estão se renovando como deveriam, ficam cada vez mais fracos e finos, sujeitos a fraturas”.
Diversas outras doenças Artrite, Fibromialgia, Aides, Hanseniase, Meningite, Hepatite, Dengue, Colesterol e Diabete, doenças Sexualmente Transmissíveis, Toxoplasmose, Raiva, Tétano, Pulmão, a função dos Rins, a função do Fígado, entre outros, foram demonstrados com certo grau de profundidade.
As simpáticas meninas que apresentaram sobre a Hepatite: Sabrina, Tatiane, Morgana e Kauana)
A professora Anelise Carradores, juntamente com a equipe responsável em apresentar os sintomas da Meningite (Luana, Thieli, Daniele e Samantha).