Logo após o final da sessão de ontem, no Legislativo Municipal, onde o Executivo sofreu uma derrota glamorosa, ao ver a solicitação de retirada de tramitação do projeto de Lei 91/2015, ser derrotada por unanimidade, todo mundo estava tentando entender o que levou o Executivo Municipal a se incompatibilizar com os servidores e até mesmo, com a sua base de sustentação no Legislativo Municipal.
Para uns, o que se trama nos bastidores da “Casa Grande” é um maquiavélico plano para sabotar o seu caríssimo e estapafúrdio plano de reeleição. “Se deixarmos ele solto como está, além de termos no próximo ano uma das eleições mais caras do país, vamos ter também uma das mais perigosas, onde até mesmo vidas poderão ser ceifadas”, me dizia uma fonte, que por motivos óbvios pediu para não se identificar.
Outros, mais antenados e com acesso aos corredores da “Casa Grande”, chegam até mesmo a apontar o nome desse articulador/sabotador, dizendo que ele é simpático a outra candidatura.
Momentos antes de colocar em votação o pedido de retirada do projeto, o presidente Nilton Wenrke, solicitou ao Dr. Edson, assessor jurídico da Câmara que desse o seu depoimento sobre a constitucionalidade ou não deste projeto e se o pedido do prefeito tinha fundamentação.
“Como advogo também para o Sindicato, sobre esse projeto eu solicitei a Dra. Paula que desse o seu parecer. E o seu parecer é de que o mesmo é constitucional”, disse ele. Em seguida foi votado o pedido do prefeito que foi rejeitado por unanimidade e o Projeto de Lei 91/2015, também aprovado por unanimidade.
E o que mais chama a atenção têm sido à simplicidade, a humildade e a maturidade da professora Rosnete Hubler, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, em tratar questões como essa envolvendo a classe. Em momento algum demonstrou soberba, orgulho ou qualquer tipo de desrespeito contra quem quer que seja mantendo a tranqüilidade e a serenidade que o momento exige.
“Esse projeto foi amplamente debatido com os membros da Comissão responsável pela elaboração do novo Plano de Cargos e Salários do Magistério. A eleição para Coordenador Pedagogo estava incluída neste projeto. Tudo tinha sido acordado com a Comissão, o Sindicato, Secretaria de Educação e o próprio Governo Municipal. Antes do mesmo ser enviado para a Câmara, o artigo 23 que tratava deste assunto foi excluído. O que se fez hoje aqui foi Justiça. De Parabéns essa Casa de Leis e a todos os vereadores que compreenderam a nossa posição e com o seu voto, souberam valorizar a nossa luta”, nos disse ela.
Para a vereadora Cleonice Maldaner, estamos vivendo em pleno regime democrático e o que se fez hoje nessa Casa de Lei, foi uma demonstração de soberania.
“Os professores, os pais, enfim, a própria comunidade escolar é que tem o conhecimento e a competência necessária para escolher quem eles querem que seja o seu Coordenador Escolar. Essa aprovação por unanimidade é uma vitória da democracia. Esse é um dia histórico para essa Casa de Lei”, disse ela.
Para o vereador Raulique Farias, esse é um dos projetos mais importante na área de Educação já aprovado naquela Casa de Leis. “Os professores, a comunidade escolar terá a liberdade de escolher quem eles querem como coordenador para estar trabalhando ao lado deles. Parabéns professores por essa mobilização. Essa aprovação é uma conquista de vocês”, ressaltou Raulique.
O vereador Nilton Wenrke, presidente do Legislativo, ressalta que quem ganha com isso é a Educação. “Parabéns a todos os membros desta Casa que tiveram a sensibilidade necessária para ver a importância de uma decisão como essa. Ainda temos mais uma votação e acredito que todos manterão o seu voto – e que posteriormente, o mesmo será sancionado pelo prefeito Municipal”, acredita Menino.
Esta foto é sublimar - quem adivinhar o seu significado terá como prêmio acesso particular e irrestrito à "Casa Grande", desde que, é lógico, não conte para ninguém o seu significado oculto, cujo segredo é guardado a sete chaves... Uma dica, para ajudar no Quebra Cabeça - enquanto um registrava a sua própria candidatura - o outro, registrava a do seu amigo do peito pelo qual goza a maior simpatia...
Quase quatro anos depois - como andam essas alianças escusas que usa e abusa da S A Ú D E - ou melhor que USA A SAÚDE COMO TRAMPOLIM POLÍTICO... OU MELHOR AINDA: que usa da inocência da POPULAÇÃO PARA LUDIBRIAR E GANHAR UMA ELEIÇÃO...