banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
UNILA recebe representantes da Guatemala, Nicarágua e República Dominicana
  Data/Hora: 8.out.2015 - 15h 28 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) recebeu a visita de representantes da Guatemala, Nicarágua e República Dominicana com o objetivo de discutir a ampliação do número de estudantes desses países na Universidade e formalizar acordos de cooperação. As visitas foram realizadas em setembro.

 

A comitiva da República Dominicana – formada pelo embaixador Alejandro Arias Zarzuela; o vice-ministro de Cooperação Internacional, do Ministério da Economia, Planejamento e Desenvolvimento, Inocêncio Garcia Javier; e o vice-ministro de Planejamento, do Ministério da Educação, Victor Sanchez – apresentou um panorama dos desafios para o desenvolvimento do país e a necessidade de incorporar a pesquisa acadêmica a esse processo. “Se a UNILA e a Universidad de Santo Domingo pudessem trabalhar de forma integrada para nós seria muito importante. Um dos eixos que temos é necessidade da integração da academia ao tema do desenvolvimento”, explicou Inocêncio Garcia. Ele também convidou a UNILA a participar dos encontros da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que estará sob a presidência pro tempore da República Dominicana, em 2016. Garcia explicou, ainda, que a República Dominicana trabalha na formação de um sistema de cooperação internacional, que irá permitir não só receber, como oferecer cooperação.

 

Em outra visita, os embaixadores da Guatemala, Julio Martini, e da Nicarágua, Lorena Martínez, discutiram com os gestores da UNILA a ampliação da participação de estudantes da América Central na Universidade. “Estamos trabalhando num processo de integração centro-americana e latino-americana e consideramos muito importante ter uma universidade de integração latino-americana em Foz do Iguaçu”, disse Lorena Martínez. Eles estavam acompanhados do chefe do escritório da Itaipu em Brasília, Zoltir Chiapetti.

 

Para o reitor da UNILA, Josué Modesto dos Passos Subrinho, a parceria com os países é fundamental para que a UNILA e as possibilidades que oferece sejam conhecidas pelos estudantes. Ele lembrou que está sendo planejada uma jornada na América Central com esse objetivo. “Queremos ampliar o número de países representados”, afirmou.

 

De acordo com a pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais, Claudia Bisaggio Soares, as embaixadas brasileiras nos diversos países vão auxiliar o procedimento de ingresso dos estudantes que queiram estudar na UNILA. “Queremos facilitar o ingresso e estamos em busca dos alicerces para também garantir a revalidação dos diplomas”, explicou. Neste aspecto, reforçou Passos Subrinho, o reconhecimento dos cursos pelo Ministério da Educação é um passo importante. “Acabamos de vencer um obstáculo importante que é o reconhecimento. Nossos cursos foram muito bem avaliados e esse é um parâmetro muito bom”, afirmou.

 

Além do reitor e da pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais, participaram do grupo que recebeu os representantes dos três países, o vice-reitor Nielsen de Paula Pires; o coordenador de Relações Internacionais, Luis Evelio Garcia; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Elias de Souza Oliveira; e a pró-reitora de Extensão, Angela Maria de Souza.

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner emprego