Banner aniversário de são miguel

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Em nome do Brasil, Itaipu adere à Carta de Milão
  Data/Hora: 10.out.2015 - 15h 12 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

A Itaipu Binacional aderiu neste sábado, 10, na cidade de Milão, na Itália, à Carta de Milão, reafirmando o compromisso do governo brasileiro contra a fome e à pobreza. O documento tem quatro pontos centrais: desenvolvimento sustentável, fomento à agricultura responsável, redução de desigualdades nas áreas urbanas e respeito à identidade sociocultural que o alimento fornece. Várias ações desenvolvidas por Itaipu já estão ligadas a esse compromisso.

 

A adesão foi feita pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, pelo diretor de Coordenação, Nelton Friedich, e pelo diretor executivo de Coordenação (Paraguai), Pedro Domaniczky. Os três diretores participam do pavilhão Brasil da Expo Milão. Representando o governo brasileiro, Samek abriu a programação do seminário Território, Água, Energia e Alimento, com dados sobre a geração de eletricidade no Brasil, uma das mais limpas do planeta, e sobre a atuação de Itaipu em diversas outras áreas.

 

Programas sociais

Para Samek, “É necessário que os governos e as empresas trabalhem em conjunto para desenvolver políticas públicas que garantam os direitos básicos das pessoas”.  E acrescentou: “Esse não é só um compromisso de instituições públicas, mas de toda a sociedade organizada”.

 

O diretor de Itaipu lembrou que o mundo replica vários programas sociais desenvolvidos no Brasil, como Fome Zero, Luz para Todos e Merenda Escolar. Muitas iniciativas de Itaipu também vêm sendo mundo afora, entre elas, o Programa Cultivando Água Boa, hoje adotado em seis países e em dois estados brasileiros. O programa de uso do biometano, que reaproveita resíduos orgânicos, é outro exemplo de sucesso.  A ação já está replicada no Uruguai.

 

Para um público de 120 convidados, Samek explicou como a atuação de Itaipu, a maior geradora de energia limpa renovável do mundo, está diretamente conectada aos temas da Carta de Milão. Itaipu é referência nas ações de preservação ambiental, no incentivo à produção de alimentos orgânicos e em geração de energia limpa e renovável, entre outros.

 

Investimentos

Inicialmente, Samek apresentou um panorama geral sobre os investimentos previstos pelo Ministério de Minas e Energia. De 2015 a 2018, o Brasil deverá contratar mais 31.500 MW de potência, dos quais quase 85% correspondem à geração de energias renováveis. Para 2024, a previsão é de um crescimento médio anual de 10% na geração por eólicas, pequenas centrais elétricas, termelétricas a biomassa e solar, passando de 20,9% de participação dessas fontes no parque de geração do sistema elétrico brasileiro, em 2018, para 27,3%, em 2024.

 

Com os novos empreendimentos hidrelétricos, somados aos investimentos em linhas de transmissão, a meta do governo brasileiro é chegar a 2018 com um sistema elétrico ainda mais robusto, com custos declinantes e tarifas competitivas internacionalmente.

 

Exemplos de Itaipu

Samek também explicou que a Itaipu Binacional é a principal referência do governo brasileiro para os novos projetos hidrelétricos. Embora seu projeto seja de uma época em que a preocupação ambiental era praticamente nula, Itaipu sempre deu atenção a essa questão.

 

Desde 1979, quando o reservatório da usina foi formado, foram plantados mais de 44 milhões de mudas nas margens brasileira e paraguaia da usina. É o maior programa de reflorestamento do mundo já feito por uma hidrelétrica. O principal programa socioambiental de Itaipu, o Cultivando Água Boa, criado em 2003, é referência não só para o setor elétrico brasileiro, como obteve da ONU o prêmio como a melhor prática de gestão hídrica do mundo.

 

Jorge Samek lembrou que o governo brasileiro vai aproveitar a experiência do Cultivando Água Boa para a recuperação dos reservatórios do Centro Sul do País, a grande caixa d´água do setor elétrico do Brasil.

 

Recuperação

O Ministério de Minas e Energia já anunciou a criação de um programa federal específico, destinado à recuperação ambiental das áreas de nossos reservatórios de hidrelétricas, com replantio, proteção de nascentes e outras medidas que ampliem a oferta de água nos reservatórios, tanto para geração de energia, quanto para o uso humano e os demais usos múltiplos da água.

 

O Programa Cultivando Água Boa será apresentado em detalhes, na Expo Milão, pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich. Ele vai falar sobre o programa no domingo, 11, segundo dia do seminário Território, Água, Energia e Alimento. Também no domingo, o superintendente de Energias Renováveis, Herlon Goelzer de Almeida, vai falar sobre o incentivo de Itaipu à produção de biometano na região Oeste do Paraná, a partir de dejetos de aves e suínos.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”.

 

A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Bassani
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner Mirante