Estão abertas, até o dia 19 de outubro, as inscrições para ouvintes e interessados em participar do 3º Encontro Internacional de Mediação Cultural, que acontece entre os dias 21 e 23 de outubro.
A programação será concentrada na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, com algumas atividades na UNILA Centro. O Encontro tem como objetivo central refletir e debater sobre questões do campo da cultura e das artes contemporâneas. Visa, ainda, discutir sobre a constituição de um campo de saber e a atuação da mediação cultural.
As inscrições podem ser feitas pela internet, por meio da página do evento. O interessado em participar das oficinas pode inscrever-se até 20 minutos antes da sua realização, no local onde elas acontecem. O Encontro, realizado por docentes e estudantes do curso de Letras - Artes e Mediação Cultural da UNILA, tem como público-alvo discentes de cursos diversos da Universidade, além de alunos, artistas, ativistas e atores culturais da região trinacional.
Eixos de debate
O evento terá três eixos principais de discussão: o primeiro é sobre o tema da mediação cultural, sobretudo no âmbito do curso Letras – Artes e Mediação Cultural da UNILA; outro, aborda a história e a cultura afroamericanas, além das políticas afirmativas; e, por fim, o terceiro eixo enfatiza a reflexão e a prática da gestão cultural.
“O Encontro possibilita uma aproximação geral às problemáticas discursivas, estéticas e políticas da cultura no mundo contemporâneo, sobretudo no contexto da Tríplice Fronteira, fomentando conhecimentos e competências interculturais, e integrando saberes heterogêneos do continente latino-americano”, afirma a docente Cristiane Checchia, coordenadora do curso Letras - Artes e Mediação Cultural da UNILA e uma das organizadoras do evento.
Mesas-redondas, exposições artísticas, apresentação de trabalhos, minicursos, oficinas, performances, além de apresentações artísticas e musicais compõem a programação do evento. Entre os convidados do Encontro estão professores e pesquisadores da Universidad Nacional de Avellaneda, da Argentina, e da Universidad Nacional de Asunción, Paraguai. Também participam artistas e gestores culturais de Foz do Iguaçu e, ainda, educadores indígenas da comunidade Guarany Ocoy, de São Miguel do Iguaçu.
Confira aqui a programação completa do evento.