Banner aniversário de são miguel

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Prêmio WEPs Brasil motiva e mobiliza empresas na busca pela equidade de gênero
  Data/Hora: 20.out.2015 - 17h 5 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Vencedoras da edição de 2014 destacam premiação como propulsora para a cultura da igualdade

 

Fotos: Caio Coronel / Itaipu Binacional - A adesão ao Prêmio WEPs Brasil serve como força motriz para mobilizar outras instituições a adotarem práticas em benefício da equidade de gênero e valorização da mulher. Esta é a análise feita por Furnas, Cene Home Care e Feito Brasil, as primeiras contempladas com a premiação, lançada em 2014. A iniciativa é da Itaipu Binacional em parceria com a ONU Mulher, Pacto Global e Tempo de Mulher.

 

Na avaliação das vencedoras, o prêmio estimula a reflexão da diretoria, ajuda a adotar as melhorias – ao oferecer ferramentas que facilitam as ações e seus acompanhamentos –, e contribui para uma cultura pró-equidade.

 

A iniciativa se baseia nos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, em inglês). Para a nova edição, as inscrições estão abertas até 31 de outubro, por meio do site www.premiowepsbrasil.org.

 

“Este prêmio levanta questionamentos e faz os dirigentes das empresas pensarem. Não há nada melhor que o exemplo”, disse, ao receber o Prêmio WEPs 2014, Olga Simbalista, diretora de Gestão de Novos Negócios e de Participações de Furnas.

 

A empresa venceu a categoria grande porte e, assim como Itaipu, também batalha por um ambiente mais igualitário mesmo em um ambiente com predominância masculina.

 

 

Segundo a gerente de Responsabilidade Sociocultural de Furnas, Ana Claudia Fernandes Gesteira, a cultura interna mudou após os planos de ação do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. As iniciativas têm respaldo do diretor-presidente, Flavio Decat de Moura. “Com esse apoio, os funcionários foram capazes de concretizar um novo olhar sobre equidade de gênero e raça”, afirmou Ana Claudia.

 

Na Cene Home Care, especialista em atendimento hospitalar em casa, vencedora da categoria média empresa, a presidência também assinou todos os compromissos propostos para a equidade de gênero, como o aumento da maternidade para 150 dias, entre outras.

 

Aos poucos, o comportamento é alterado por essas ações afirmativas, segundo a coordenadora do Centro de Educação Continuada Cene e Responsabilidade Social. “A cultura da empresa provavelmente levará anos para ser mudada, porém vejo comportamentos institucionalizados para aumentar o número de mulheres e de oportunidades de capacitação diretamente ligadas ao empoderamento”, disse Celina.

 

Para a Feito Brasil, ouro entre as micro e pequenas empresas no WEPs 2014, o prêmio atua como um multiplicador dessa nova cultura de valorização da mulher.

 

Na indústria, especializada em cosméticos sustentáveis e veganos, participar da premiação foi consequência de um trabalho desenvolvido desde o surgimento da empresa. “Trouxe minhas crenças e valores pessoais para a empresa”, disse Lena Peron, criadora da marca que tem, entre seus princípios, não usar fotos de mulheres nas embalagens. “Somos contra a propagação de um modelo de beleza estereotipado e insustentável. Por isso, não usamos imagens femininas de forma sexista em nossa comunicação”, disse Lena.

 

Conheça os sete princípios (WEPs):

  1. Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
  2. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
  3. Assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras.
  4. Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
  5. Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres.
  6. Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa.
  7. Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade de gênero.

 

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Banner Mirante
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Einstein
Bassani
Banner pedrão 2018