A Farmácia Farma&Vida juntamente com os alunos do Curso de Enfermagem da Uniguaçu, fazendo parte da Campanha Outubro Rosa, realizaram na manhã de ontem um mutirão de atendimento e orientação sobre a importância da prevenção sobre o Câncer de Mama.
Durante toda a parte da manhã foram distribuídos panfletos explicativos para a população orientando como fazer o auto-exame, bem como exames de prevenção (diabete, medindo a pressão). Esse é um movimento que nasceu na década de 1990, nos Estados Unidos para estimular a participação no controle do câncer de mana. Conhecido como Outubro Rosa, o movimento cresceu e hoje é celebrado anualmente com o objetivo de divulgar e conscientizar sobre a importância da detecção precoce desta doença.
Para a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, professora Rosnete Hubler, essa é uma luta que deve ser abraçada por todos. “Estamos prestigiando essa iniciativa e se prevenindo também. Nossos parabéns a essas duas empresas que são parceiras do Sindicato e que hoje, estão colaborando com essa importantíssima campanha de prevenção de combate ao Câncer de Mama”, avalia Rosnete.
Um dos principais objetivos da Campanha é desmitificar crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.
Sempre é bom frisar que esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Ressalta-se ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.
Os eixos da campanha são:
- Divulgar informações gerais sobre câncer de mama.
-
- Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).
-
- Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.