Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
COMITIVA DA ALEP QUE ESTUDA O FRACKING SEGUE NA ARGENTINA
  Data/Hora: 5.nov.2015 - 14h 21 - Categoria: Politica  
 
 
clique para ampliar

A missão visitará campos de exploração de xisto esta semana

 

Fonte: Assessoria do deputado - A comitiva da Assembleia Legislativa do Paraná composta pelos deputados estaduais Rasca Rodrigues (PV), José Carlos Schiavinato (PP), Fernando Scanavaca (PDT) e Marcio Nunes (PSC) segue em missão parlamentar para avaliar os impactos do fraturamento hidráulico (fracking) na Argentina.

 

Nos quatro dias de trabalho a comitiva já falou com vários nomes importantes envolvidos no tema. No primeiro dia eles foram recepcionados pelo senador argentino e diretor de cinema Fernando Pino Solanas, um dos mais famosos ativistas contra o fracking do mundo. Solanas é o diretor do filme “La guerra contra el fracking” de 2013.

 

Solanas organizou o “Encuentro Latinoamerico sobre Alternativas al Extractivismo” onde participaram mais de 300 autoridades latino-americanas.

 

Deputados paranaenses se encontram com senador argentino Fernando Pino Solanas.

 

No segundo dia a reunião foi com a senadora uruguaia Carol Aviaga. O tema principal foi a proteção ambiental do MERCOCUL que envolve a preocupação em relação ao Aquífero Guarani, que abrange partes dos territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e, principalmente, do Brasil, ocupando 1.200.000 km².

 

Durante a tarde do dia 03, em evento no Congresso Argentino, ocorreu uma ameaça de bomba que obrigou a evacuação do prédio. O senador Solanas classificou o incidente como uma “vergonha internacional”. “Parece que refletir sobre estes temas incomoda algumas pessoas”, escreveu em sua página oficial.

 

No terceiro dia de trabalho a comitiva encontrou-se com o Chefe do Setor de Energia da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Paulo Vinícius Garcia, que foi designado pelo Itamaraty para acompanhar os deputados. Paulo apresentou um outro lado sobre a busca de energias.

 

O roteiro segue agora para o Sul da Argentina, na cidade de Neuquén, a mais importante da Patagônia. Ali, serão visitados in loco poços de perfuração para a exploração do xisto pelo método fracking. Serão ouvidas pessoas ligadas diretamente à atividade.

 

“O polêmico método do fracking começa a avançar no Brasil, por isso é de extrema importância que o Paraná e o Brasil estejam preparados para se posicionarem em relação ao tema. A missão desta comitiva tem a ver com o futuro de todos”, afirmou o deputado Schiavinato.

 

“Estamos ouvindo todos os lados. Nosso trabalho aqui é técnico. Precisamos entender perfeitamente como funciona o método Fracking e seus efeitos, para então termos uma posição que ajudará de maneira assertiva o Paraná e o Brasil na tomada de decisões em relação ao tema”, concluiu.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner emprego
Banner Mirante
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Exposição
Banner pedrão 2018