Atividade tem apoio de Itaipu Binacional e será realizada toda quarta, sexta e sábado.
O morador de Foz do Iguaçu ganhou uma feira exclusiva para o comércio de pescado produzido no reservatório de Itaipu e no Rio Paraná. As vendas vão ocorrer em um caminhão frigorífico doado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, adaptado para a atividade, em três dias da semana: na quarta-feira, será na antiga sede da Cobal, na Vila A; na sexta-feira, no Parque do Remador, no Porto Meira; e, no sábado, na Praça da Bíblia. O horário de atendimento ao público será das 8 às 17h.
A iniciativa é da Colônia de Pescadores Profissionais Z12, de Foz do Iguaçu, com o apoio da Itaipu Binacional e da Prefeitura Municipal. De acordo com o engenheiro agrônomo Irineu Motter, um dos gestores do programa Mais Peixes em Nossas Águas, de Itaipu, a Colônia Z12 tem mais de 200 associados, que terão agora a oportunidade de colocar o produto no mercado e melhorar a renda da família.
“Também é uma oportunidade para o consumidor comprar peixe fresco, diretamente do produtor”, acrescentou. O veículo usado para a feira – e também para o transporte e a conservação do produto – tem capacidade para três toneladas de pescado.
Ainda segundo Motter, na feira poderão ser encontradas cerca de 20 espécies, como pacu (criado em tanque-rede), piapara, curvina e dourado. Também haverá peixe processado – cortes para petiscos, filé, bolinho de peixe, entre outros. Os preços vão variar de R$ 8 a R$ 19 o quilo.