No dia 16 de junho, sábado, acontece no Parque Barigui, em Curitiba, a campanha ‘Viver, Porque Ver é Viver’, promovida pela Novartis, com o apoio da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, do Grupo Retina Brasil e dos médicos da Equipe Retina Curitiba que estarão presentes no evento como o Dr. João Guilherme de Moraes e Dra. Camila Winckler.
O evento visa conscientizar a população sobre as principais doenças da visão que acometem pessoas com mais de 50 anos, e que não fazem parte do processo natural do envelhecimento, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), principal causa de cegueira em pessoas acima de 60 anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.
Profissionais de saúde voluntários realizarão gratuitamente o exame denominado fundo de olho, um desses médicos é o Dr. João Guilherme segundo ele, o exame de fundo de olho pode diagnosticar diversas infermidades do fundo de olho como retinopatia diabética, DMRI (Degeneração Macular Relacionada a Idade), entre outras doenças que podem levar a cegueira.
Segundo a Dra. Camila Winckler que também irá participar do evento a Retinopatia Diabética é quando a pessoa portadora da diabétes tem seus sintomas estendidos até mesmo no olho podendo levar a perda da visão. Já a Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI) afeta a macula uma região da retina que é importante para a visão, a degeneração da macula pode levar a perda da visão do paciente, a melhor forma de tratar a doença é a prevenção, como uma alimentação saúdavel, prática de exercicios, não fumar e evitar bebidas alcólicas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a DMRI é a principal causa de cegueira em pessoas acima de 60 anos de idade. A doença compromete a mácula, responsável pela visão detalhada, e produz uma mancha que prejudica a visão central. Para evitar danos irreversíveis causados por essas e outras enfermidades, as sociedades médicas recomendam que a população acima de 50 anos consulte anualmente um oftalmologista ou retinólogo - médico especialista em doenças da retina.
Já a retinopatia diabética é um quadro oftalmológico grave que afeta pacientes com diabetes, causado pelo vazamento de fluido dos pequenos vasos sanguíneos presentes no olho. Esse acúmulo de fluído causa inchaço da mácula (centro do olho) e ocasiona o Edema Macular Diabético (EMD), distorcendo a visão e podendo levar à cegueira. Após conviver por 20 anos com o diabetes, aproximadamente 99% dos diabéticos tipo 1 e 60% dos tipo 2 tem algum grau de retinopatia diabética, estima a Sociedade Brasileira de Oftamologia (SBO). No Brasil, não há um registro da prevalência nacional da doença, porém, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia estima que 40% dos diabéticos sofrem de alterações oftalmológicas.
Serviço: ‘Viver – Porque Ver é Viver’
Data: 16 de junho de 2012 (sábado)
Horário: 8h às 13h