Cooperativas e prefeitos do Oeste conheceram mais sobre os programas
Cooperativas
Crédito Fotos: Olga Leiria/Cohapar - A última quarta-feira (18) foi movimentada para o cooperativismo do Oeste. Os deputados José Carlos Schiavinato e Élio Rusch acompanharam o presidente da a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, em duas importantes reuniões. Na pauta estava a apresentação de programas habitacionais em tramitação no Governo do Estado.
Pela manhã, a reunião aconteceu na sede da Frimesa em Medianeira com representantes das cooperativas C. Vale, Copacol, Copagril, Frimesa e Primato. Na oportunidade o deputado Schiavinato apresentou a proposta de uma possível parceria para se construir moradias próximas às indústrias para os funcionários das cooperativas.
Hoje, muitas cooperativas precisam buscar mão de obra em cidades vizinhas, mas quando a distância ultrapassa os 120 km é necessário pagar pelo tempo de locomoção, o que onera os custos das cooperativas e ainda faz com que os funcionários passem muito tempo longe de suas casas neste período de transporte entre a residência e o trabalho.
Participaram da reunião com Adelar Lupion e com os deputado Schiavinato e Élio Rusch: Valter Vanzella, presidente da Frimesa; Elias José Zydek, diretor executivo da Frimesa; Alfredo Lang, presidente da C. Vale; Valter Pitol, presidente da Copacol; Ricardo Silvio Chapla, presidente da Copagril; Ilmo Werle Welter, presidente da Primato; Geraldo Melo Filho, diretor Administrativo Financeiro da Cohapar; Odejalma Cordeiro, gerente do escritório regional da Cohapar de Cascavel; Roberto Dias, superintendente de Administração e Controle e Kerwin Kuhlemann, assessor da diretoria de programas.
Para o deputado José Carlos Schiavinato, autor da iniciativa, o projeto vai criar um novo modelo habitacional no Estado. “Pela primeira vez, o Oeste do Paraná recebe a Cohapar com um projeto voltado para funcionários das cooperativas e isso vai ajudar a criar um novo modelo na habitação. Estaremos cuidando da produtividade do Estado e da qualidade de vida dos trabalhadores. Por isso este é um projeto inteligente e que vamos ajudar na viabilização. É um momento importante, e, pela agilidade da Cohapar, sei que teremos boas notícias em breve”, disse.
Lupion afirmou que o Estado deve fazer um programa para que as famílias possam ter acesso a moradias próximas aos seus locais de trabalho. "Hoje foi nossa primeira reunião. Agora vamos conversar individualmente com cada cooperativa para levantar as necessidades de cada uma e desenvolver programas que resolvam suas demandas", disse.
O presidente da Cohapar ainda destacou que o papel do governo é oferecer moradias de qualidade mas também colaborar para que os agentes econômicos possam produzir e fazer com que o Paraná torne-se cada vez mais próspero. "Estamos escrevendo um novo capítulo na história do Paraná", concluiu.
Valter Vanzella, diretor presidente da Frimesa afirmou que a falta de mão de obra local é um problema comum entre as cooperativas da região Oeste. "As cooperativas desenvolveram grandes parques industriais que demandaram muita mão de obra e que vai além do que cada cidade pode oferecer, por isso buscam na região pessoas para trabalhar em suas indústrias", disse.
Vanzella afirmou que ter a parceria com o Governo do Estado para construir moradias é muito importante. "Nós das cooperativas temos um problema e a Cohapar tem o conhecimento para resolver este problema. Tenho certeza de que esta foi a primeira reunião de uma grande parceria que teremos aqui na região Oeste", destacou.
AMOP
Depois foi a vez da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) receber em sua sede em Cascavel os deputados e a equipe da Cohapar. Na reunião que contou com a presenças de vários prefeitos, foi possível conhecer novos programas do Governo do Estado que beneficiarão as administrações municipais.
Dentre os programas estão “Moradia para Servidores Públicos” e o “Fundo de Combate à Pobreza”. “São dois programas que vão colocar o Paraná na vanguarda, vamos continuar atendendo famílias carentes e ainda vamos atender os funcionários que fazem o serviço público funcionar”, disse.
Prefeitos da AMOP recebem projetos da Cohapar para a região Oeste
Lupion destacou que a Cohapar tem obrigação de ser parceira dos municípios. "O Estado tem que dar o suporte para que os municípios possam levar benefícios para a população e para viabilizar obras que melhorem a qualidade de vida. A Cohapar precisa de vocês para que possamos viabilizar ainda mais moradias para a região Oeste", afirmou.
Edgar Bueno, prefeito de Cascavel, destacou que o trabalho do Governo do Paraná é exemplar para o resto do Brasil. "Com a crise pela qual o País está passando, achávamos que os investimentos em habitação iam acabar. Mas agora o Governo do Paraná nos apresenta novos programas e vamos juntos continuar trabalhando para levar moradias para a população", disse.
Marcel Micheletto, prefeito de Assis Chateaubriand e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) disse que é importante um encontro como este para a troca de informações. "A Cohapar nos apresenta novas oportunidades para que possamos levar os programas que realmente atendem as demandas da nossa população, levando mais qualidade de vida a quem precisa", afirmou.
Jucerlei Sotoriva, prefeito de Santa Helena e vice-presidente da Amop, elogiou a atuação da Cohapar em todo o Estado. "Sabemos que a Companhia tem uma equipe comprometida e que está ajudando a levar desenvolvimento a todas as regiões do Estado e, principalmente, para o Oeste. Temos uma expectativa muito grande de que o Paraná continue tendo um programa habitacional eficiente", disse.