Principais mudanças são instalação de faixas elevadas para pedestres, novo calçamento, sinalização horizontal e ajuste na velocidade da via.
Fotos: Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional - Se a chuva dos últimos dias der uma trégua, a Divisão de Infraestrutura e Manutenção da Itaipu Binacional pretende concluir no começo da próxima semana uma série de melhorias em dois pontos movimentados da Avenida Tancredo Neves, principal via de acesso à usina hidrelétrica.
A mudança mais visível é a instalação de faixas elevadas para travessia de pedestres, uma em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Dom Olívio Fazza (já concluída), próximo ao acesso do Jardim Porto Belo, e outra ao lado do condomínio residencial Terra Nova.
Também está em execução nos dois pontos da avenida a instalação de calçadas tipo paver, com piso tátil, guarda-corpos e nova sinalização horizontal. No total, serão cerca de 460 metros quadrados de calçamento e 350 metros lineares de proteção.
Outra novidade será a instalação de postes com sinalização intermitente, para alertar o motorista das passagens elevadas – a área está preparando uma requisição de compra para adquirir o equipamento luminoso.
A velocidade máxima na avenida também foi reduzida para 60 km/h – apenas um pequeno trecho da Tancredo, de aproximadamente 800 metros, da entrada da Vila B à Igreja São José Operário, permanecerá com velocidade de 80 km/h.
O gerente da Divisão de Infraestrutura e Manutenção de Itaipu, Valdecir Maria, explicou que o objetivo das mudanças é dar mais segurança para motoristas e pedestres, atendendo demandas apresentadas pela própria comunidade e observadas pelas equipes técnicas de Itaipu.
Nos últimos anos, com a abertura de novos centros de educação – como a Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila) –, empresas e condomínios residenciais, o fluxo de veículos na avenida tem aumentado constantemente.
“A comunidade cresceu muito no entorno da avenida, que é o principal acesso à usina de Itaipu, e buscamos ajustar [os equipamentos viários e a sinalização] conforme a demanda se modifica”, afirmou. Segundo ele, por causa das obras e consequente movimentação de trabalhadores na pista, é necessário que os motoristas fiquem atentos para evitar acidentes.
Outras melhorias
Além dos dois pontos da Tancredo Neves em obras, na sequência está prevista a instalação de uma faixa elevada em frente à Escola Municipal Ponte da Amizade, próximo ao trevo da BR-277. “Nós vamos aproveitar a lombada [simples] que já existe no local para instalar a faixa elevada nos dois sentidos da avenida”, antecipou Valdecir Maria.
A baixada próxima ao Ecomuseu de Itaipu vai ganhar um quebra-molas – que, no futuro, poderá ser substituído por uma lombada eletrônica. O objetivo da medida é reduzir a velocidade dos veículos que trafegam naquele ponto da avenida, o que tem gerado muita reclamação dos moradores.
A Itaipu pretende ainda reavaliar todas as faixas de pedestres ao longo da Tancredo Neves, especialmente em frente aos pontos de ônibus. A intenção é remover essa sinalização nos locais em que o fluxo de pedestres é baixo.
“Tivemos uma audiência pública e esse foi um pedido da própria comunidade”, disse Valdecir Maria. Segundo ele, muitos motoristas ainda não têm o hábito de parar os veículos nas faixas, e dar preferência ao pedestre, o que gera confusão e risco de acidentes.
Outra mudança prevista é um ajuste no acesso para pedestres nas proximidades da ponte do Rio Almada, para evitar que pedestres e ciclistas trafeguem pela avenida. “Essa via é muito utilizada pelo pessoal que caminha na região, mas na ponte há um estreitamento, nas cabeceiras junto ao acostamento, nos dois sentidos, que, por questões de segurança, pretendemos corrigir”, comentou o gerente.
Por ser o principal corredor de acesso à usina hidrelétrica, a manutenção da avenida está sob responsabilidade da binacional. “Nós também somos usuários da avenida e observamos essas necessidades. Felizmente, nosso cronograma [de obras e melhorias] bate com o que a comunidade tem solicitado”, concluiu Valdecir Maria.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,3 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.