A validade do novo contrato é de dois anos e, por mútuo acordo, pode haver nova prorrogação no final desse período
A Itaipu e a Associação Internacional de Hidreletricidade (International Hydropower Association – IHA) renovaram, nessa segunda-feira (16), no escritório da Itaipu em Curitiba, a parceria firmada entre as duas entidades em 2010. A validade do novo contrato é de dois anos e, por mútuo acordo, pode haver nova prorrogação no final desse período.
Foram signatários o diretor-geral brasileiro da binacional, Jorge Samek, e o diretor executivo da IHA, Richard Taylor. O assistente da Diretoria Técnica Executiva da Itaipu e representante da empresa no Conselho Diretivo da IHA, Mário Lúcio Ozelame, e o presidente da IHA, e Refaat Abdel-Malek, assinaram como testemunhas. Também compareceram o ex-diretor técnico executivo da Itaipu e ex-conselheiro da IHA, Antonio Otélo Cardoso, e a gerente de Operações da IHA, Kate Steel.
Pelo acordo, Itaipu ajuda a manter em Foz do Iguaçu o Escritório da IHA para a América do Sul, garantindo assim que a organização possa estender seus contatos e estudos aos países sul-americanos que também geram energia por meio da hidreletricidade. O escritório em Foz é o primeiro da organização no continente.
A IHA está presente em mais de 80 países e, de acordo com os dirigentes de Itaipu, tem atuação decisiva para discutir formas de geração de resultados positivos em hidrelétricas e também na divulgação desses resultados nos principais fóruns de discussão sobre produção de energia com sustentabilidade.
“Estamos muito contentes com esta parceria”, disse Samek. Segundo o diretor, não vai faltar apoio ao trabalho da IHA. “Itaipu é um modelo de geração de energia limpa e de sustentabilidade para todo o mundo. Precisamos de parceiros como a IHA para ajudar a defender esse modelo”, ressaltou Samek.
“Queremos agradecer esse apoio. É uma forma de reconhecer o esforço de vocês. Itaipu é um exemplo para o resto do mundo”, disse Abdel-Malek. A IHA foi fundada em 1995, com o apoio Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
“Itaipu tem sido um exemplo no trato das questões ambientais e o pessoal da IHA ajuda a transmitir essas boas notícias ao mundo”, afirmou Ozelame. “O trabalho desempenhado por eles é muito importante porque ajuda a identificar e divulgar as vantagens das hidrelétricas”, concluiu.
A IHA é uma entidade não governamental, com sede em Londres, que atua no estudo da hidreletricidade em todas as suas dimensões e também na divulgação de resultados desses estudos, com o objetivo de promover a hidreletricidade como fonte de energia sustentável para a sociedade e o meio ambiente.