banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
José Mujica fará abertura do ano letivo da UNILA
  Data/Hora: 1.mar.2016 - 8h 11 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

O senador e ex-presidente do Uruguai, José Alberto Mujica, conhecido popularmente como Pepe Mujica, proferirá a aula magna que marcará a abertura do ano letivo de 2016 na UNILA. Na palestra, Mujica abordará o tema “Integração e desafios de hoje na América Latina". O evento ocorre no dia 15 de março, às 10h, no Cineteatro Barrageiros.

 

A aula magna será aberta apenas para estudantes, docentes e técnico-administrativos da UNILA, além de convidados da Universidade, já que o auditório tem um espaço limitado a 850 lugares. Porém, a comunidade externa poderá acompanhar a palestra por meio de transmissão online ao vivo, que estará disponível no site da UNILA.

 

O ex-presidente do Uruguai viaja a Foz do Iguaçu a convite da UNILA e da Itaipu Binacional. Após a aula inaugural, Mujica cumpre agenda de atividades com a direção da Itaipu.

 

José Mujica

José Alberto Mujica Cordano foi presidente do Uruguai de 2010 a 2015. Durante sua gestão, rejeitou benefícios e se recusou a viver no palácio presidencial. Fez um governo que colocou o Uruguai no mapa das nações progressistas. Reduziu a pobreza de 37% para 11%. Além disso, apoiou a legalização do aborto e da maconha e assinou a lei que garante o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

 

Sua atuação política iniciou nos anos 1960, quando integrou-se ao Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros (MLN-T). Durante a ditadura militar do Uruguai, passou quase quinze anos na prisão. Seu último período de detenção durou treze anos, entre 1972 e 1985. Após o retorno à democracia, foi libertado e beneficiado pela lei que decretou anistia aos delitos políticos. Alguns anos após a abertura democrática, criou, junto a outras lideranças do MLN e outros partidos de esquerda, o Movimiento de Participación Popular (MPP), dentro da Frente Ampla. Desde então, atuou como deputado por Montevidéu (1994), senador (1999) e ministro da Agricultura (2005).

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Mirante
Banner Einstein