Banner aniversário de são miguel

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Turismo de Itaipu recebe homenagem na Assembleia Legislativa do Paraná
  Data/Hora: 1.mar.2016 - 14h 28 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Por iniciativa do deputado Chico Brasileiro, Complexo Turístico Itaipu recebeu menção honrosa especial pela conquista do Prêmio da OMT.

 

O Complexo Turístico Itaipu (CTI) recebeu menção honrosa especial nesta segunda-feira (29), na Assembleia Legislativa, pela conquista do 12º Prêmio de Excelência e Inovação no Turismo, entregue em janeiro deste ano pela Organização Mundial de Turismo, em Madri, na Espanha.

 

A homenagem foi proposta pelo deputado Chico Brasileiro (PSD), presidente da Comissão de Turismo, que ressaltou a importância de estimular iniciativas como essa. “Nós temos que mostrar sempre para a sociedade que nossas empresas estão imbuídas de fazer o melhor pelo País, inclusive ganhando prêmios internacionais”, afirmou. Para ele, é preciso “reconhecer quem faz o engrandecimento do turismo do Estado e da nação”.

 

O superintendente de Comunicação Social da Itaipu (área responsável pela gestão do turismo na empresa), Gilmar Piolla, usou a tribuna para destacar o trabalho conjunto desenvolvido na usina de Itaipu e valorizou o potencial turístico de Foz do Iguaçu. Segundo Piolla, a homenagem da Assembleia Legislativa é um incentivo para novos projetos. “É um reconhecimento que nos motiva a continuar atuando cada vez mais fortemente, em parceria com a comunidade, pelo fortalecimento do turismo e pelo desenvolvimento do nosso território", disse.

 

Também estavam presentes na solenidade o diretor-superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Juan Carlos Sotuyo, que administra CTI; a gerente geral do CTI, Jurema Fernandes; e um dos idealizadores do projeto de criação do CTI, o consultor de Itaipu Alexandre Machado.

 

Bom exemplo

Juan Carlos Sotuyo disse que a premiação concedida ao CTI e o reconhecimento da Assembleia Legislativa são exemplos do que acontece quando há “uma operação acertada entre dois países (Brasil e Paraguai) que leva em consideração uma gestão com foco no desenvolvimento territorial. Creio que outros atrativos turísticos, como as Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina) poderiam trabalhar de modo análogo", sugeriu.

 

A gerente geral do CTI, Jurema Fernandes, lembrou o orgulho que o prêmio traz para todos os envolvidos, “porque traz o reconhecimento de uma entidade relacionada à ONU”. A premiação, disse, “valoriza as experiências que levam em consideração os princípios da ONU para o desenvolvimento sustentável".

 

Atrativos turísticos

O novo modelo de atendimento aos turistas está em funcionamento desde 2007 e estimulou a visitação com a criação de oito atrativos. Em nove anos, já foram arrecadados R$ 17 milhões com a cobrança de ingressos. Os recursos, além de manter o sistema, também são investidos em um fundo tecnológico de fomento da educação, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

 

Com a Gestão Integrada do Turismo, que conta com a participação de Itaipu, Foz do Iguaçu tornou-se a cidade brasileira que mais recebe investimentos públicos e privados, proporcionalmente. O destino turístico também ocupa a segunda posição entre as cidades que mais atraem turistas estrangeiros que vêm ao Brasil a lazer e a terceira que mais recebe eventos nacionais e internacionais.

 

Apelo

Piolla e os demais representantes do Complexo Turístico Itaipu aproveitaram a oportunidade para pedir apoio dos deputados estaduais para intermediar as negociações para evitar que o governo do Estado eleve o ICMS do querosene de aviação de 7% para 18%, medida que encareceria o custo do transporte aéreo no Paraná.

 

Essa medida já provocou a reação das empresas aéreas, que ameaçam cancelar voos entre cidades do Estado. Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá podem perder voos diretos da Gol e da TAM para Curitiba. O turismo de Foz do Iguaçu pode ser muito prejudicado. O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), afirmou que já negocia soluções para o problema com o governador Beto Richa e com o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,31 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75 % do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner Einstein