Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu reforça parcerias com cooperativas e empresas no Programa Oeste em Desenvolvimento
  Data/Hora: 3.mar.2016 - 8h 55 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Representantes da usina binacional fazem rodada de visitas a cooperativas e entidades da região.

 

A Itaipu Binacional, uma das âncoras do Programa Oeste em Desenvolvimento, deu início a uma série de visitas a cooperativas e outras empresas e entidades regionais que integram a iniciativa. A rodada faz parte de uma estratégia de consolidação do programa, iniciado há pouco mais de um ano e meio com a proposta de criar uma unidade representativa para defender os interesses da região. O agronegócio é uma das principais fontes de renda do Oeste paranaense.

 

A comitiva é integrada por três representantes de Itaipu: o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek; o superintendente de Energias Renováveis, Herlon Goelzer de Almeida; e o coordenador do programa por Itaipu, Jaime Nascimento. Também integraram o grupo, nessa etapa, o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Juan Carlos Sotuyo e Jonhey Nazario Lucizani, representante da Fundação PTI no programa. O roteiro teve início na segunda-feira, 29, e prossegue até sexta-feira, 4.

 

Dez das principais cooperativas agropecuárias da região, muitas delas as mais representativas do Brasil, fazem parte do Programa Oeste em Desenvolvimento. Juntas, elas representam 48% do Produto Interno Bruto (PIB) do cooperativismo paranaense e 50% dos postos de trabalho regional.

 

A rodada é também uma retribuição à visita dos dirigentes das cooperativas, que estiveram no ano passado em Itaipu. Segundo Jorge Samek, com essas visitas “o que se pretende é estimular o diálogo e promover uma maior aproximação institucional da binacional e da Fundação PTI com os agentes econômicos da região”. E completou: “O que buscamos é fortalecer o desenvolvimento econômico local, com a geração de trabalho e renda no Oeste do Paraná”.

Segundo Samek, andar pela região e conversar com esses atores (os parceiros do Programa) é estimulante. “Pelo otimismo que vemos e ouvimos do empresariado sobre faturamento e planos de investimentos futuros, não consigo perceber crise na região.” Três das empresas visitadas tiveram crescimento significativo. A Cooperativa Lar teve um salto de 31%; a Copacol, de 19%; e a Frimesa, de 13%.

 

Para Jaime Nascimento, “essa aproximação com as cooperativas facilita o andamento do programa e faz entender melhor a visão de cada uma dessas instituições sobre a importância delas no desenvolvimento econômico regional e o papel de Itaipu nessa articulação”.

 

Herlon reforça que essas rodadas ajudam a ouvir mais de perto a expectativa dessas entidades e empresas em relação às parcerias com a Itaipu, seja no campo das energias renováveis ou em outras áreas de atuação. Só para se ter um exemplo, com a Frimesa e a Copacol, visitadas na segunda e terça-feiras, 29 de fevereiro e 1º de março, respectivamente, já foi possível formatar uma parceria futura com a criação de unidades de demonstração de biogás e energia solar.

 

O acordo integraria ainda o Sebrae e o Centro Internacional de Biogás (CIBiogás) instalado no PTI, dentro da usina de Itaipu. O Centro é formado por 16 instituições que desenvolvem e/ou apoiam projetos relacionados às energias renováveis.

 

Visitas

O roteiro começou na segunda-feira, com uma visita à cooperativa Frimesa, em Medianeira, onde os integrantes foram recebidos pelos empresários Valter Vanzella e Elias Zydek. A visita prosseguiu na Cooperativa Lar, com recepção feita pelo presidente Irineo Rodrigues e depois na fazenda Star Milk, em Céu Azul, onde a comitiva foi recebida pelo proprietário Ibrahim Fayad.

 

Na terça-feira, foram visitadas a Copacol, em Cafelândia – com recepção pelo presidente Valter Pitol -, a Fiasul, em Toledo (recepção por Rainer Zielasko e Augusto Sperotto) e a Lactobom, onde os integrantes foram atendidos por Jandir Bombardelli.

 

Nesta quinta-feira (3), a comitiva irá até a Emater, em Cascavel. Ainda no município, a agenda inclui uma reunião com o G-8 Cascavel, um grupo formado por oito entidades representativas da cidade (Acic, Amic, CDL, OAB, Sindilojas, Sociedade Rural do Oeste, Sindicato Rural e Sinduscon Oeste). O G-8 desempenha um papel importante de liderança e mobilização para o desenvolvimento de Cascavel. Na sequência, o grupo visita acooperativa C. Vale, em Palotina. Na sexta-feira, 4, será visitada a Prati-Donaduzzi Medicamentos, em Toledo. O final do roteiro prevê uma visita à Unioeste, em Cascavel.

 

Programa

Lançado em agosto de 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento reúne mais de 40 instituições, entre elas Itaipu, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Sebrae-PR, Ocepar, Caciopar, Amop, Emater e Fiep. O programa abrange 54 municípios e uma população estimada de 1,3 milhão de habitantes. Um dos pilares do trabalho é promover o desenvolvimento integrado, fortalecendo o mercado regional e melhorando a infraestrutura de produção e escoamento.

 

Mais informações podem ser obtidas no site do programa: www.oesteemdesenvolvimento.com.br.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,31 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75 % do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner Exposição