Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da primeira turmadado Mestrado Acadêmico em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
O programa oferece dez vagas gratuitas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: “Narrativas, Diásporas, Memória e História” e “Temas, Imagens e Transculturalidade”. O período de inscrições vai até o dia 3 de maio. Todos os requisitos e prazos estão disponíveis no Edital 01/2016, que pode ser acessado na página www.unila.edu.br/mestrado/literatura-comparada.
Podem candidatar-se brasileiros e estrangeiros, que tenham concluído a graduação ou estejam em vias de concluir, interessados em desenvolver investigações que se vinculem com as linhas de pesquisa do programa. “Antes de realizar a inscrição, os candidatos precisam solicitar ao docente o Formulário de Anuência. Para isso, é necessário encaminhar, ao e-mail institucional do professor, o resumo do projeto de pesquisa, que poderá aceitar o projeto ou indicá-lo a outro docente mais apto para orientar a pesquisa desejada”, explica o coordenador do mestrado, Antônio Rediver Guizzo. A lista do corpo docente está disponível no edital.
As inscrições devem ser realizadas por e-mail. A seleção é composta por análise do projeto de pesquisa e currículo. Os aprovados serão entrevistados, via Skype, por docentes do programa. O resultado final deve ser divulgado em 13 de junho e as atividades, que serão na Unidade Jardim Universitário, iniciam em agosto.
Reflexões estéticas do Sul
Aprovado pela Capes no fim de 2015, o Mestrado em Literatura Comparada da UNILA é um dos primeiros do país que se propõe a estudar, exclusivamente, as produções estéticas latino-americanas e caribenhas. “O mestrado se insere na missão institucional da UNILA de pensar a América Latina a partir da América Latina, fugindo um pouco das epistemologias da Europa e dos Estados Unidos. Pretendemos uma reflexão da estética do Sul”, explicou Guizzo.
O programa tem como área de concentração as "Poéticas e Narrativas Latino-Americanas" e suas linhas de pesquisa “Narrativas, Diásporas, Memória e História” e “Temas, Imagens e Transculturalidade”. Na primeira linha, podem ser propostas investigações sobre o alcance dos impactos do passado no mundo contemporâneo - memória, narrativas, documentos e trajetórias. Dessa forma, serão pesquisas sobre produção, expressões e dinâmicas das alteridades, no cenário étnico e antropológico da América Latina. Já a segunda dedica-se ao estudo de temas e imagens recorrentes na produção estético-cultural latino-americana, buscando as formas transculturais de representação estética da sociedade e dos problemas característicos da região