O 2º Seminário Itaipu Envolve acontecerá no dia 6 de abril, às 13h30, no Hotel Deville Business, em Curitiba, e no dia 7, no mesmo horário, no Centro Executivo da Itaipu, em Foz do Iguaçu.
A Itaipu Binacional convida empresas para participarem do 2º Seminário Itaipu Envolve, que acontecerá no dia 6 de abril, às 13h30, no Hotel Deville Business, em Curitiba, e no dia 7, no mesmo horário, no Centro Executivo da Itaipu, em Foz do Iguaçu. A inscrição pode ser feita até momentos antes do evento, pelo link http://celebraeventos.com.br/itaipuenvolve. A participação é gratuita. Não é necessário ser fornecedor cadastrado da Itaipu.
O seminário é uma oportunidade para refletir melhor sobre o impacto dos negócios e de aprender mais sobre questões como sustentabilidade, responsabilidade social e ética nos negócios.
Nos dias 21 e 22 de março, 54 representantes de empresas fornecedoras da binacional participaram da primeira edição do evento, em Curitiba e Foz do Iguaçu, respectivamente.
A ideia é capacitar os fornecedores para que eles sejam capazes de traçar um diagnóstico da situação de seu negócio diante das externalidades. Em economia, isso significa os efeitos sociais, econômicos ou ambientais provocados pela venda de produtos ou serviços.
O evento foi organizado pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (Desfor), gerido pela Divisão de Planejamento de Compras e Superintendência de Compras da Itaipu. O treinamento foi conduzido por Maria Cristina Fedato, da Sextante Consultoria, mestre em Administração pela Faculdade de Economia e Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).
“Queremos capacitar os fornecedores para que eles estejam aptos a atender aos critérios de sustentabilidade que passarão a ser exigidos por nós”, disse o coordenador do Desfor, Luiz Cláudio Barreto, da Divisão de Planejamento de Compras da Itaipu. Esta sinergia é fundamental para que a Itaipu tenha as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, um dos pilares da visão da empresa para 2020.
Hoje, Itaipu dispõe de 41 objetos com critérios de sustentabilidade estabelecidos pelo Programa Compras Sustentáveis, lançado em 2011. Até o final deste ano, serão 50 objetos. As aquisições somam quase US$ 16 milhões.
“O Programa Compras Sustentáveis está consolidado. Isso significa que, nas nossas aquisições, estamos estabelecendo requisitos de sustentabilidade. Por isso, é fundamental que os nossos fornecedores saibam o porquê dessas novas cláusulas nos contratos, compreendam a importância delas e se preparem para atender às demandas da Itaipu”, afirmou a superintendente de Compras, Rosimeri Fauth Martins.
Durante o seminário foram apresentados conceitos de Sustentabilidade, de Responsabilidade Social e de Ética nos negócios e algumas normas de Itaipu para a contratação, como o Código de Condutas para Fornecedores, aprovado há um ano pelo Comitê do Programa Compras Sustentáveis. O documento reúne as expectativas de comportamento de Itaipu em relação a seus fornecedores.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,31 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75 % do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.