Temos que reconhecer que o clima no Legislativo Municipal de São Miguel do Iguaçu de ontem (09), estava diferente, muito mais amistoso, e na entre linhas, uma espécie de meia culpa, como se alguém quisesse dizer: “reconhecemos que erramos e prometemos se esforçar para não errar mais”.
Até o texto bíblico escolhido, a mesma arma usada pelos "blasfemadores" dos templos e usurpadores da palavra de Cristo para intimidar as pessoas, e assim, se apoderarem das suas consciências para chegarem até o seu bolso e levar as suas economias e até mesmo o seu voto, melhorou sensivelmente.
“O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça! O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz”, recitou o vereador Francisco Machado Motta, para em seguida proferir: Palavra do Senhor.
Temos que admitir que esse seja o caminho... Temos que admitir que o verbo, a palavra, que exprime a nossa consciência, o que realmente sentimos, é de fato o caminho para curar e cicatrizar todas as mazelas no plano material e espiritual e reunificar esse país dividido pelo ódio e pela ganância.
O grande problema é quando os desvios de conduta em cargos de relevância como de vereador e de Administrador Público envolvem desvios de caráter, ma FÉ. Estamos a pouco menos de seis meses para o final deste desgoverno que aí está em que os “pobres edis”, salvo raras exceções foram displicentes, complacentes, lenientes aprovando e regularizando os atos insensatos de uma Quadrilha Organizada que se instalou na Casa Grande.
Confesso que fiquei imensamente feliz em ver o presidente agradecendo a presença do nosso Jornal nesta sessão. Mesmo assim, não posso e nem devo concordar, por exemplo, com a colocação do vereador Raulique Farias, considerado até aqui, um dos homens de oposição no Legislativo Municipal.
Como assim? Na última sessão, enquanto Sônia, a Secretária da Câmara lia uma correspondência sua em plenário, dizendo que ele abria mão de todas as Comissões na casa – ele acompanhava a leitura com a face exalando indignação, como se dissesse que não queria e nem sentia nenhum prazer em colaborar e ajudar a atual Direção da Câmara. (foto ao lado)
Nesta sessão, ele fez uma meia culpa e disse que o que ele disse não foi o que ele estava pensando e que teria sido mal interpretado. “Eu encaminhei uma correspondência abrindo mão das Comissões por que estava muito atarefado, por que eu tinha acumulado muito trabalho nesta Casa”, mentiu descaradamente, com a face sorridente e demonstrando estar feliz com tudo o que está acontecendo.
Coincidentemente, no período da tarde, eu tinha protocolado uma correspondência na Câmara, cobrando dele uma posição firme e digna do cargo que exerce como presidente da Comissão de Ética daquela Casa, pois tinha em mãos um assunto da maior relevância – levar a julgamento o atual presidente pelo seu desvio de conduta por ter metido a mão no dinheiro do povo como se fosse seus bens pessoais.
“O único fato que havia pendente nas minhas comissões era na Comissão de Ética, que agora deverá ser levada a frente pelo vereador Marquinhos”, disse ele. Estranho! Muito estranho! Marquinho que é unha e carne do Edson, onde os dois estão envolvidos com os desarranjos do Rumo Novo até o pescoço.
A relatoria da Comissão de Ética que antes estava nas mãos da vereadora Cleonice Maldaner (que também renunciou a todas as Comissões) passou para o vereador Inesio Civiero, outro pau mandato da atual Administração e fiel escudeiro do atual presidente.
Na platéia, um bom público, entre os quais na sua grande maioria funcionários públicos (vigias) que estavam ali para acompanhar a indicação do vereador Marcos Murbach solicitando ao Governo Municipal que envie um Projeto de Lei para a Câmara concedendo Adicional de Periculosidade aos Vigias Noturnos.
Mesmo sabendo que isso não poderá ser feito no momento, pois qualquer aumento de salário neste período eleitoral são proibidos por Lei, Marquinhos fez o seu comercial para a classe, posou para a foto e com certeza ter garantido pelo menos a promessa de voto para a sua reeleição.
Enquanto isso, nenhum pronunciamento da Tribuna falando sobre a ALQUIMIA do RUMO NOVO em transformar pedras em ouro e nem mesmo sobre o novo escândalo da Semana envolvendo o Diretor de Saúde – CC-3, com salários de R$ 3.910,00 que estava há três meses trabalhando no Paraguai e recebendo salário em Reais pago pelo erário público.
Explico: O funcionário público Alan Rangel de Castro, que foi exonerado ontem, ex-braço direito do empresário Charles Zílio que ganhou para si a concessão da Saúde no Município e com ela todos os poderes para mandar e desmandar, foi preso no último sábado em Santa Rita no Paraguai, por PEDOFILIA.
Pasmem Senhores! Vejam a gravidade de um caso como esse e, no entanto, nem uma palavra dos “pobres edis” na Tribuna sobre esse escândalo, como se todos se unissem e dissessem: “Jogamos todos no mesmo time e vamos tratar de abafar esse novo escândalo”.
Vejam que esse senhor que estava trabalhando a três meses no Paraguai, é nada mais, nada menos do que o Diretor de Saúde, que se encontrava afastado pela Justiça e ganhando salário de R$ 3.910,00 por mês...
Por si só, esses argumentos que já vieram a tona são gravíssimos e o que está abaixo do nível do mar? O que esse Diretor sabia sobre uma das Administrações em termos de saúde pública mais desastrosa do país?
O que pode estar por detrás desta prisão e até mesmo o seu conseqüente desaparecimento numa das penitenciárias do Paraguai? Acompanhe esse caso nas próximas edições...
MATÉRIAS DO LEGISLATIVO>:
Preposição 02/2016 que altera o Ato da Presidência 04/2016 na formação das Novas Comissões Permanentes
Aprovado por unanimidade...
MATÉRIAS DO EXECUTIVO
Os projetos da Sessão anterior ficaram aguardando a composição das Comissões Permanentes para análises.
As Comissões ficaram assim constituídas:
Comissão de Legislação, Justiça e Redação
Presidente: Francisco Machado Motta
Relator: Elton Somavila
Membro: Inésio Siviero
Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização
Presidente: Raulique Farias
Relator: Inesio Siviero
Membro: Marcos Murbak
Comissão de Ob rãs Serviços e Urbanismo
Presidente: Marcos Murbak
Relator: Inésio Siviero
Membro: Francisco Machado Motta
Comissão de Educação, Saúde e Bem Estar Social
Presidente: Francisco Machado Motta
Relator: Elton Somavila
Membro: Inésio Siviero
Comissão de Agricultura e Meio Ambiente
Presidente: Elton Somavila
Relator: Francisco Machado Motta
Membro: Marcos Murbak
Comissão de Indústria, Comércio e Turismo
Presidente: Marcos Murbak
Relator: Elton Somavila
Membro: Francisco Machado Motta
Comissão de Ética Parlamentar
Presidente: Marcos Murbak
Relator: Inesio Siviero
Membro: Elton Somavila.