Família Lupion é homenageada pelos préstimos feitos no Estado no setor da agricultura.
O Instituto Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná), está comemorando 60 anos de atividades no Estado. Dentre as diversas atividades relacionadas ao aniversário, várias autoridades foram homenageadas em um almoço nesta terça-feira (20), na sede da empresa, em Curitiba. Entre os homenageados, a família Lupion, que foi representada pelo presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion.
A família Lupion foi importante na história do Paraná, principalmente na extensão rural, pois foi graças à visão progressista do Governador Moisés Lupion, em 1956, que o projeto ETA (Escritório Técnico de Agricultura) foi instalado no Paraná. Posteriormente, Abelardo Lupion, entre outras ações, foi um grande articulador da Frente Parlamentar da Agropecuária no Brasil e Pedro Lupion é atual presidente da Comissão de Agricultura Pecuária e Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Assembleia Legislativa do Paraná.
“É uma emoção muito grande receber essa homenagem porque foi meu avô, Moisés Lupion, que fundou a Emater quando foi Governador do Estado. Eu já sou a sexta geração de produtores rurais da minha família e esse reconhecimento pelos préstimos feitos ao setor agropecuário do Estado me tocou mais do que muitos prêmios que recebi, pois a Emater lembrou do seu criador, que foi meu avô. Graças à Emater, hoje temos as maiores cooperativas do Brasil e 51% dos produtos do Paraná saem dessas cooperativas”, comenta Abelardo Lupion.
Presente no evento, o Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Norberto Anacleto Ortigara, ressaltou a importância da família Lupion para a agricultura paranaense. “Abelardo Lupion é um agricultor que teve uma vida dedicada à frente parlamentar da agricultura no Congresso Nacional, ajudando a construir políticas nesta área. Além disso, no governo de Moisés Lupion, houve uma dinamização da Emater, que apostou na estratégia de levar conhecimento ao homem do campo e que deu grandes resultados. Em função disso, a família Lupion é merecedora de toda a nossa homenagem”, afirma o Secretário.
A Emater - Fundada em 20 de maio de 1956, a Emater, conta atualmente com 1,2 mil funcionários, de mais de 40 categorias profissionais. Eles estão lotados nas unidades municipais que atendem a todos os municípios paranaenses, além de 22 unidades regionais e a unidade estadual.
Além de executar ações de assistência técnica e promover a inovação tecnológica, o Instituto Emater também apóia e promove a articulação dos diversos segmentos do setor rural, em busca do desenvolvimento do estado. “Atualmente, a tarefa da Emater é buscar aumentar a riqueza no meio rural, ampliar a renda das famílias, diminuir as diferenças regionais, mitigar danos ambientais, promover a inclusão social e produtiva de um grande contingente de famílias que ainda dependem do estado para sua emancipação”, afirma o presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann.
Att,
Assessoria de Comunicação
Companhia de Habitação do Paraná
(41) 3312-5816
www.cohapar.com.br