Proposta do encontro é lançar plataforma virtual da rede e discutir estratégias para a implementação da Agenda 2030. Evento tem apoio da Itaipu.
Iniciativas premiadas com o Water for Life (prêmio de melhores práticas de gestão da água concedido pela Organização das Nações Unidas/ONU-Água) se reunirão em Foz do Iguaçu nos próximos dias 27 a 29 de julho, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A proposta do encontro é discutir estratégias para colocar em prática os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os que têm relação com a água, como saneamento, mudanças climáticas, energia, produção de alimentos, entre outros.
O evento reunirá autoridades de diversos organismos que compõem o sistema ONU, como PNUD, UNESCO-PHI, FAO e Cepal, além de representantes das iniciativas premiadas, da Índia, África do Sul, Filipinas, Bolívia e Brasil e Paraguai (no caso, o Cultivando Água Boa, da Itaipu e diversos parceiros da Bacia Hidrográfica do Paraná 3).
Esta será a segunda vez que as iniciativas premiadas com o Water for Life se reúnem em Foz do Iguaçu. A primeira foi em setembro do ano passado, quando foi criada a Rede de Gestão Participativa da Água. Agora, a ideia é apresentar a ferramenta virtual da Rede e discutir o papel da mesma na promoção da Agenda 2030, que compreende uma série de metas relacionadas aos ODS que todos os países associados à ONU precisam cumprir até 2030.
“As iniciativas já vêm trabalhando temas relacionados aos ODS, como é o caso do CAB, que atua na proteção da biodiversidade e dos recursos naturais, na promoção da produção e do consumo sustentáveis e na melhoria das condições de vida de segmentos socialmente vulneráveis, como pescadores artesanais, agricultores familiares, indígenas e catadores de recicláveis”, explica o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich.
Porém, com a articulação entre as iniciativas que fazem parte da Rede, a ideia é amplificar e promover novos projetos semelhantes em outras partes do planeta. “Durante o encontro, será lançada a plataforma on-line da Rede de Gestão Participativa da Água. Em três idiomas, a plataforma oferecerá uma série de recursos para dar apoio a outras iniciativas de gestão da água e promoção da sustentabilidade”, completa.
O evento é organizado pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), com patrocínio da Itaipu/Cultivando Água Boa e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), colaboração da UNESCO/Programa Hidrológico Internacional, FAO e PNUD, e apoio institucional da Agência Nacional de Águas (ANA).
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,35 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75 % do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.