banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Brasil vai elevar experiência da Itaipu na área ambiental para Conferências do Clima e da Biodiversidade
  Data/Hora: 4.nov.2016 - 18h 30 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, visitou Itaipu nesta sexta-feira (4) e conheceu os projetos da empresa nas áreas ambiental e tecnológica

 

Fotos: Fotos: AM (Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional) e RF (Rubens Fraulini / Itaipu Binacional) O Brasil vai levar a experiência dos projetos socioambientais de Itaipu e de parceiros na área de tecnologia e agricultura para as conferências (COP) do Clima e da Biodiversidade, que acontecem no Marrocos e no México, respectivamente, em novembro e dezembro. A afirmação aconteceu no encerramento do Fórum Brasil – África, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), nesta sexta-feira (4), em Foz do Iguaçu, no Paraná. Na mesma ocasião, o governo federal anunciou a ampliação dos negócios com o continente africano, principalmente, com o objetivo de equilibrar a balança comercial entre o Brasil e os países da África.

 

 

“Os projetos de Itaipu são exemplos do que o Brasil tem a mostrar para o mundo em relação à sustentabilidade”, disse o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Odilson Ribeiro, que representou o ministro Blairo Maggi na parte final de sua agenda em Itaipu. Ribeiro citou iniciativas importantes da binacional, como a recuperação de nascentes do Programa Cultivando Água Boa, o Programa de Plantio Direto e as atividades do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), entre outros.

 

Ribeiro também comentou sobre o interesse do MAPA em levar as práticas socioambientais realizadas na região para a próxima reunião dos ministros da agricultura do BRICs – grupo que reúne os emergentes Brasil, Rússia, Índia e China – que acontece na índia. “Agradecemos a Itaipu por nos apresentar estes projetos sociais, pela importância que eles têm para o País. São projetos de amplitude internacional”, concluiu.

 

Parceria africana

 

 

Segundo o ministro Blairo Maggi, há grandes possibilidades de o Brasil aumentar a cooperação com os países africanos, principalmente, em relação ao comércio, a partir do evento realizado em Foz do Iguaçu. Pela manhã, ele esteve reunido com o ministro da Agricultura da Nigéria, Audu Innocent Ogbeh, durante sua visita à Itaipu.

 

“A Nigéria tem potencial para ser tornar uma grande parceira comercial do Brasil, mas é preciso que exista uma reciprocidade”. Na prática, o que se espera é que o continente africano passe a comprar mais do mercado brasileiro, para que haja equilíbrio na balança comercial.

 

 

De acordo com o ministro nigeriano, o país dele já tem uma encomenda de 50 mil tratores para os próximos três anos, além da compra de silos e outros maquinários agrícolas. “A nossa agricultura ainda é muito rudimentar e temos que enfrentar o problema do crescimento da nossa população. O Brasil se mostrou interessado na cooperação sul-sul e a Nigéria quer aumentar os negócios com o mercado brasileiro”, disse.

 

Visita à Itaipu

 

 

No início da manhã, o ministro Blairo Maggi e sua comitiva foram recebidos no Centro de Recepção dos Visitantes (CRV) pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek. Maggi assistiu ao vídeo institucional e recebeu de presente um artesanato do Projeto Ñandeva. Em seguida, ele plantou uma muda de jabuticaba no Bosque dos Visitantes.

 

 

O ministro, que é natural de São Miguel do Iguaçu, a 40 minutos de Foz do Iguaçu, nunca tinha visitado a usina hidrelétrica. A visita começou pelo Parque da Piracema, onde a comitiva viu o canal por onde passam os peixes e a área onde acontecem as competições esportivas de canoagem slalom e rafting. A comitiva seguiu para a visita institucional na barragem de Itaipu e na casa de força.

 

No período da tarde, o ministro visitou o posto de abastecimento de carros movidos a biometano e assistiu a palestras sobre os projetos tecnológicos do PTI, o Programa Cultivando Água Boa, o CIBiogás e o programa de Plantio Direto. Ele encerraria o fórum Brasil-África, no Cineteatro dos Barrageiros, mas, por problema de agenda pessoal, foi representando pelo secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilon Ribeiro.

 

 

Fotos: AM (Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional) e RF (Rubens Fraulini / Itaipu Binacional)

https://discovirtual.itaipu.gov.br/index.php/s/lIhysIR3DdIlAmy

 

Confira o vídeorrelease:

https://www.wetransfer.com/downloads/05c155d0ec0e1ccd42923d86efe04f4a20161104193127/1f48ed

 

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,37 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75 % do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner Exposição
Banner emprego
Banner Mirante