Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Case de Itaipu, CEiiA e FPTI é destaque em debate sobre mobilidade elétrica no Sendi
  Data/Hora: 10.nov.2016 - 16h 13 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Programa de Mobilidade Elétrica Sustentável (Mob-i) da binacional foi apresentado no seminário em Curitiba.

 

A Itaipu Binacional, o Centro de Engenharia e Inovação das Indústrias da Mobilidade (CEiiA), de Portugal, e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) apresentaram nesta terça-feira (8), durante o XXII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi), um estudo sobre os desafios da mobilidade elétrica para o setor. O seminário segue até esta quinta-feira (10) no Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

 

O case de Itapu foi apresentado pelo diretor de Sustentabilidade do CEiiA, Gualter Crisóstomo, um dos painelistas da mesa A evolução tecnológica como fator gerador de oportunidades de negócios para as distribuidoras. O centro é parceiro da Itaipu e da FPTI no Programa de Mobilidade Elétrica Inteligente (Mobi-i). Para contextualizar o debate, Crisóstomo falou da experiência portuguesa com mobilidade elétrica, uma realidade avançada no país europeu.

 

Em Portugal, o CEiiA conta com uma ampla rede de veículos elétricos e desenvolveu a plataforma Mobi.me, aplicativo que fornece em tempo real indicadores como o dinheiro poupado em abastecimento, o CO2 que deixou de ser emitido na atmosfera e o número de quilômetros rodados. O mesmo sistema é adotado na usina de Itaipu e em projetos pilotos em Brasília e Curitiba.

 

Na semana passada, em Brasília (DF), entre os quatro acordos assinados pelos governos do Brasil e de Portugal, um deles é sobre a promoção de sistemas sustentáveis de energia, incluindo formas inovadoras de mobilidade urbana com baixa emissão de carbono. Os acordos foram assinados pelo presidente Michel Temer e pelo primeiro-ministro português Antônio Costa.

 

Para a diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, a exposição serviu para mostrar que a mobilidade elétrica já é uma realidade e que a participação das distribuidoras de energia é muito importante nesse processo.

 

Em Portugal

A política portuguesa de incentivo à mobilidade elétrica começou em 2008. Hoje o país conta com 1,6 mil eletropostos de abastecimento, o que torna possível cruzá-lo, tanto de norte a sul, quanto de leste a oeste, dirigindo um carro elétrico. Os eletropostos pertencem ao Estado português e devem ser repassados às prefeituras das cidades em 2017. O próximo ano deve marcar também a universalização das estruturas em todos os municípios daquele país.

 

Para se chegar a esse ponto, Crisóstomo destacou o papel predominante da regulação, sem a qual seria impossível a implantação do sistema.  São vários os projetos já aplicados e em desenvolvimento no setor. Já é possível, por exemplo, usar o cartão de mobilidade português para locar veículos elétricos em outras cidades da Europa, como Amsterdã. A conta vai parar na casa do usuário.

 

Outros painelistas

 

Além de Crisóstomo, foram painelistas o vice-presidente executivo da Silver Spring Network, dos Estados Unidos, Eric Dresselhuys, e o vice-presidente executivo da Smart Grid Landys Gyr, do Japão, Steve Jenks. O painel foi moderado pelo vice-presidente de Assuntos Regulatórios da AES Brasil, Sidney Simonaggio.

 

Participações do ministro do MME e de Itaipu

 

O primeiro painel do dia, Gestão Regulatória – Mecanismos para estimular investimentos no setor de Distribuição de Energia, contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, que esteve acompanhado pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek.

 

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,37 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75 % do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Exposição