Clóvis Cézar Pedrini Jr. (33) natural de Toledo, foi aceito no Doctorado Internacional en Comunicación. O programa é interuniversitário e mantido por cinco universidades públicas da Espanha; Universidad de Sevilla (US), Universidad de Cádiz (UCA), Universidad de Huelva (UH), Universidad Internacional de Andalucía (UNIA) e pela Universidad de Málaga (UMA).
Ele foi o único brasileiro a ser aceito para o curso 2016/17, o quinto de toda história do programa e foi aprovado em primeiro lugar com nota máxima. Clóvis concluiu em 2015 o mestrado em comunicação também na Espanha, nas Universidades de Cádiz e Málaga com nota 10 na dissertação escrita em espanhol e laudeada com “Matrícula de Honor”, a mais alta possível.
Clóvis Júnior é um legítimo fruto proveniente do ensino público. Primeiro estudou no Colégio Estadual Luiz Augusto Moraes Rego, depois na Escola Municipal Dr. Borges de Medeiros e no Colégio Estadual Dario Vellozo, todos em Toledo, Paraná. A graduação em Comunicação Social foi realizada na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), em Guarapuava.
“Antes de conseguir uma bolsa AUIP para fazer um mestrado na Espanha em 2013, havia tentado outras cinco seleções no Brasil e fui reprovado simplesmente em todas. Já para o doutorado nem dei a chance de me reprovarem novamente aqui e prestei direto na Espanha e agora farei uma tese em cotutela com o programa de doutorado em comunicação da Universidade Estadual Paulista, a Unesp, unindo Brasil e Espanha e ampliando as vias de pesquisa científica em comunicação entre os dois países”, afirmou Pedrini.
O doutorado na Espanha tem média de cinco anos de duração e exige-se o domínio de no mínimo três idiomas. Para quem deseja concorrer a uma vaga as informações encontram-se em www.doctorado-comunicacion.es.
Para quem tem interesse em concorrer a uma bolsa de estudos para a Espanha da Asociación Universitária Iberoamericana de Postgrado (AUIP) basta acessar www.auip.org/es/becas-auip
Para acessar a dissertação de Clóvis Pedrini Jr. sobre jornalismo internacional e jornalismo de imersão (em espanhol): http://hdl.handle.net/10498/18356