Luis María Scasso, ex-diretor da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), recebeu, na manhã de ontem (20), uma homenagem da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) pela contribuição prestada à instituição nas relações internacionais com países membros da organização.
Em 2011, a Fundação PTI firmou um Termo de Cooperação com a OEI, para o desenvolvimento conjunto de ações, programas e projetos de interesses comuns. “Luis foi quem articulou o convênio e, permanentemente, traz pessoas de diversos países para conhecer o PTI. Essa rede gerou diversas conexões e nos permitiu apresentar a proposta deste parque tecnológico para pessoas, instituições e universidades de muitos países”, destacou o Diretor Superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo.
Luis agradeceu a homenagem enfatizando o conceito de cooperação internacional. “Neste mundo complexo, em que os países estão expostos às tensões causadas pela globalização, o conceito de cooperação internacional incorpora o componente 'solidariedade'. Enormes desigualdades existem e a cooperação internacional deve ser compreendida com a certeza de que os problemas globais e locais só podem ser resolvidos coletivamente”, afirmou.
Luis também destacou a importância da missão do Parque como ambiente de integração e cooperação. “Aqui na Itaipu aprendi que 'desenvolvimento' é um forte compromisso para melhorar as condições de vida e aumentar as oportunidade paras sd pessoas, se não for assim, é apenas uma palavra agradável de se pronunciar. O compromisso do PTI com o desenvolvimento territorial define uma agenda atual e real, que afeta as populações. A cooperação internacional para o desenvolvimento é trabalhar junto, organizações e países, para melhorar a qualidade de vida e aumentar as oportunidades para os nossos povos. Esse tem sido o nosso compromisso e este é o meu compromisso”, finalizou.
Recentemente, Luis intermediou o contato do PTI com técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, que contribuíram com a formatação de uma antena tecnológica territorial, que atuará no oeste do Paraná. Luis também apresentou as experiências do PTI ao Secretário de Desenvolvimento e Investimento de Tierra del Fuego, que nesta semana esteve no Parque e falou de possível parceria.
Secretário de Tierra Del Fuego sinaliza convênio de cooperação com PTI
Depois de passar um dia no PTI, onde conheceu as instalações e os projetos desenvolvidos, o secretário de Investimento e Desenvolvimento de Tierra Del Fuego, Leonardo Zara, afirmou estar contente com o que viu e ressaltou a necessidade de que mais países se comprometam com essas iniciativas. A província da Argentina quer transformar o parque industrial que possuem em um parque científico e tecnológico e, para isso, estão conhecendo o modelo do PTI.
A intenção é que seja feito um convênio de cooperação para a troca de conhecimento e o intercâmbio de estudantes, professores e técnicos entre o Parque e Tierra Del Fuego e, após a visita realizada nessa segunda-feira (20), uma agenda em comum deve ser estabelecida, envolvendo atividades como as de educação, pesquisa e turismo.
Zara explicou que o Parque Industrial da província funciona aos moldes da Zona Franca de Manaus, e lá são produzidos produtos como celulares, televisores e notebooks. A província tem duas universidades importantes: Universidad Tecnologia Nacional (UTN) e Universidad Nacional de Tierra del Fuego (UNTDF), e tem o objetivo de promover o conhecimento especializado (know how) desses estudantes com a transformação do parque industrial em um Parque Científico e Tecnológico.
Zara admirou a diversidade de culturas que convivem no PTI. “Cruzamos com gente de Nicarágua, Cuba, do Peru, da Argentina. Tive a boa impressão de que podemos trabalhar em conjunto com um projeto similar na Argentina”, disse. “Temos explorado outras alianças estratégicas, mas o mais avançado que temos é este trabalho que estamos avançando com o PTI. Sei que seguramente vai funcionar”, declarou Zara. “Assim como o PTI tem uma grande presença na região de Foz do Iguaçu, nós queremos um parque tecnológico que esteja intimamente relacionado às necessidades que têm a população de Tierra Del Fuego”.
Foz do Iguaçu, 21 de fevereiro de 2017
Fundação Parque Tecnológico Itaipu
pti.org.br | facebook.com/ptibrasil | twitter.com/pti_brasil | instagram.com/ptibrasil