“Senhor presidente, posso dizer que hoje já cumpri 50% do que prometi quando em campanha para vereador, pois já protocolei na Câmara a minha renúncia da remuneração a que teria direito. E os outros 50% será fácil cumprir - só prometi que iria fazer um trabalho honesto”.
Hoje pela manhã, em sessão extraordinária convocada pelo presidente Eliseo Mariano Presa, o suplente de vereador Volmer Roberto Tinsckel (PPS) tomou posse no Legislativo Municipal de São Miguel do Iguaçu, em substituição ao Vereador Boa Ventura Manoel Motta (PMDB), que pediu licença por 90 dias para tratamento de saúde.
Entre os presentes prestigiando essa solenidade, colegas do seu partido como o ex-vereador Nilton Wenrke, o popular Menino; o ex-vereador Agenor Peron Dorigon; professor e ex-vereador Volnei Canever; Eloni Conzatti, presidente do PMDB; familiares, professores, lideranças locais e todos os demais vereadores que compõe aquela Casa de Leis.
Após as formalidades de praxes, o presidente Eliseo Presa, ao dar as boas vindas ao novo integrante da Casa, desejou-lhe sucesso nessa sua nova missão.
O vereador e professor Ari, lembrou que esse é um dia histórico para São Miguel, referindo-se não só a posse do novo integrante da casa, como também do grande número de participantes na manifestação realizada um pouco antes contra a Reforma da Previdência, entre outros itens que mobilizou diversas entidades que desfilaram pelo centro de São Miguel do Iguaçu (ver matéria à parte). Também fizeram uso da palavra dando as boas vindas ao novo integrante daquela Casa de Leis, os vereadores Vando da Garagem e Lafaiete Ganda Meira.
Mas, antes de falar sobre o pronunciamento feito por Tinquel na tribuna, gostaria de abrir um parêntese para o clima de alegria que tomou conta do recinto com a sua chegada. A impressão é que uma nova energia, uma nova força motivacional se fez presente mudando o aspecto moral/social daquela Casa de Leis.
Foi o seu discurso? Acredito que sim. Expressou-se com muita serenidade, demonstrando muita vontade de ajudar a mudar o quatro atual e melhorar o coletivo social. Foi claro e preciso lembrando que os 19 anos em que serviu o Exército Brasileiro e os 13 anos de Polícia Federal, deram-lhe os atributos necessários para exercer com dignidade essa nova missão.
Falando com emoção, o seu discurso realmente foi diferenciado. Após cumprimentar os presentes, a sua esposa, a sua filha, fez uma saudação especial aos contribuintes que não conseguem serem cidadãos e procuram guarida para ver seus direitos atendidos.
“Eles só são lembrados nos dias que antecedem as eleições. Também não posso deixar de reverenciar aos cidadãos desse município que tem quase nada de retorno em bens e serviços públicos pelos impostos que são obrigados a arcar”, lembrou.
Um dos pontos altos do seu discurso foi quando lembrou que se sente uma pessoa abençoada por Deus – “tenho saúde, uma família maravilhosa e amigos de qualidades que me darão suporte para trabalhar até o limite de minhas forças sem esmorecer”.
Lembrou que o exercício da cidadania deve ser exercido por todos e requer participação. “Uma das obrigações mais importantes do cidadão é não aceitar ser vítima da corrupção”, mandando um recado direto aos corruptos que desejam viver uma vida além de sua capacidade de gerar recursos, independentemente de quem possa ser prejudicados. “Contra esses travarei um bom combate”, garante Tinsckel.
“Senhor presidente, posso dizer que hoje já cumpri 50% do que prometi quando em campanha para vereador, pois hoje, já protocolei na Câmara a minha renúncia da remuneração a que teria direito. Os outros 50% será fácil de cumprir, pois só prometi que iria fazer um trabalho honesto. Aqueles que serviram as forças armadas tem conhecimento da seguinte expressão “Brasil acima de tudo”, hoje lhes digo: “interesse da população sãomiguelense acima de tudo”, pontuou.