Após sediar megaeventos como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio em 2016, o Brasil se prepara para receber mais um encontro de dimensões internacionais: o Fórum Mundial da Água. O evento deve reunir, em Brasília (DF), representantes de mais de 100 países entre os dias 18 e 23 de março de 2018.
Um ano antes do Fórum, a Web Rádio Água – projeto executado pelo Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – divulga uma série de entrevistas com 14 especialistas de todo o Brasil, que abordam temas como a situação de nossas águas subterrâneas, qualidade da água, saneamento básico, aquicultura, agricultura, entre outros.
Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água, e Herlon Goelzer de Almeida, superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, abrem a série de publicações nesta quarta-feira (22 de março), dia em que é celebrado o Dia Mundial da Água. Braga comenta sobre as lições aprendidas com a crise hídrica mais grave da história de São Paulo, que acompanhou de perto como secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos. Já Almeida faz uma análise dos programas e projetos desenvolvidos pela Itaipu em parceria com diversas instituições na busca pelo desenvolvimento econômico sustentável do Oeste do Paraná.
O desenvolvimento da região também é o foco da entrevista com a gerente do Programa Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Região Oeste do Paraná da Fundação PTI, Adriana Brandt. Ela comenta sobre ações que visam atender as demandas do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) – estratégias importantes para obtenção de melhores resultados de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), especialmente em municípios com menos de 5 mil habitantes.
Na série especial, o Programa Cultivando Água Boa e as ações de Itaipu na proteção e preservação da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 são lembradas pelo gerente-geral de Articulação e Comunicação da Agência Nacional de Águas (ANA), Antônio Félix Domingues. “Temos muito a agradecer ao trabalho feito pela Itaipu Binacional na questão de proteção das bacias, que é uma agenda nova para o Brasil mas que temos avançado bastante”, destacou em trecho da entrevista.
Confira a lista completa de entrevistados:
- Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água;
- Herlon Goelzer de Almeida, superintendente de Energias Renováveis de Itaipu Binacional;
- Adriana Brandt, gerente do Programa Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Região Oeste do Paraná da Fundação PTI;
- Célio Bartole Pereira, coordenador de Qualidade de Água e Enquadramento da Agência Nacional de Águas (ANA);
- Édison Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil;
- Antônio Félix Domingues, gerente-geral de Articulação e Comunicação, da Agência Nacional de Águas (ANA);
- Ricardo Hirata, vice-diretor do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas da Universidade de São Paulo;
- José Paulo Netto, presidente da Associação Brasileira da Águas Subterrâneas (ABAS);
-Vladimir Caramori Borges de Souza, que também é professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL);
- Rodrigo Regis de Almeida; diretor-presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis Biogás (CIBiogás);
- Arcângelo Augusto Signor, pós-doutor em Engenharia de Pesca e coordenador do curso de Engenharia de Aquicultura no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu;
- Anderson de Toledo, engenheiro agrícola e pesquisador, e Celso Élber Junior, pesquisador e técnico em irrigação (IAPAR);
- Ricardo Ralish, 1º secretário da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP).
Os conteúdos podem ser acessados pelo site (www.webradioagua.org), redes sociais (www.facebook.com/webradioagua e www.twitter.com/webradioagua) ou pelo canal de Podcast da Web Rádio Água nas plataformas Android e iOS.