“...a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu”. (Milan Kundera)
Bastante prestigiado o coquetel de confraternização realizado ontem (25), na sede do Lions Clube de São Miguel do Iguaçu, organizado pela Comissão Organizadora do Primeiro Encontro Oficial dos Amigos da Velha Gaúcha. Na oportunidade foi feita a entrega de uma Revista especial com o objetivo de documentar, valorizar e enaltecer essa belíssima iniciativa que visa não só resgatar um pouco da nossa história, como também valorizar uma das coisas mais linda que existem entre os seres humanos – a AMIZADE.
Entre os presentes, membros da Comissão Organizadora que ajudaram na elaboração da Primeira Festa Oficial dos Amigos da Velha Gaúcha, cuja presidência está a cargo do jovem Edson Fernando da Silva. Entre os membros, Sônia Martinelo, Jones de Souza, Marcia Janete da Silva, Marya Sidnei Medeiros, Neli Maceda, Branca Carradore, Pedro Barbosa de Oliveira, Juracy Bongiolo, Juarez Lazzeris (Tigrinho), Marisa Knak, Madalena Topanotti, Vanilda Scheffer Justo, Mauro Remor e Eliane Pavão.
Uma cerimônia simples, mas revestida de grande profundidade social/cultural/mental/espiritual, como muito bem lembrou o apresentador Jones de Souza: “Esse coquetel de confraternização é para entrega da revista do primeiro encontro dos eternos amigos da velha gaúcha. Felicidade tem nome: Deus, Família e Amigos”.
“Muito obrigado pela presença em nome da Comissão Organizadora, lembrando que: “a amizade verdadeira não é ser inseparável, é estar separado, e nada mudar assim como nada mudou na amizade dos amigos da velha gaúcha”, pontificou”.
O Presidente Edson Fernando da Silva por sua vez, ao fazer o seu agradecimento, fez questão de nominar um a um os membros da sua Comissão Organizadora, bem como todas as empresas e pessoas que colaboraram para que essa Primeiro Encontro dos Amigos da Velha Gaúcha se tornasse realidade, entregando um Certificado de participação a cada um deles. “Obrigado pela presença de todos, nada disso aqui teria importância se não fosse à presença de cada um de vocês. Já estamos trabalhando na organização do próximo Encontro o qual esperamos que seja ainda maior e melhor”, agradeceu Edson.
Confesso que não vou falar sobre o meu discurso, muito embora a sensação que tenho é que ele agradou – mas, poderia ter sido muito mais intenso. Mesmo o nosso município atravessando toda essa turbulência envolvendo divisão e conflitos políticos/administrativos, o momento é de comemoração, alegria, paz e de muita união.
Acredito que esse trabalho realizado por essa Comissão que visa celebrar e resgatar o brilho, o calor e o santo valor das amizades, foi uma das mais belas e importantes realizações sócio/cultural realizada na história deste município.
Com colocações pontuais, além de valorizar todo esse trabalho, essa iniciativa, procurei lembrar a Comissão Organizadora que já está se debruçando para o segundo Encontro da necessidade de ampliar as participações, aglutinar as demais forças que fazem parte do coletivo social e não permitindo que o mesmo fique restrito a somente um dia de Festa dentro do CTG Querência Amada...
“Para o próximo Encontro, seria importantíssimo prepararmos a cidade como um todo para reverenciar os nossos ilustres visitantes, aproveitando da melhor maneira possível todo o potencial econômico/social envolvido num evento como esse”.
Aliás, no editorial da Revista, eu lembro que: “seria importantíssimo realizar esse Encontro de Quatro em Quatro Anos, dando-lhe uma conotação de Copa do Mundo da Prosperidade, onde os amigos se encontram para sentir e curtir o brilho, o calor e o santo valor das amizades”.
No meu ponto de vista, esse espaço de quatro anos que é rapidíssimo, seria um período de preparação mental/espiritual/econômico/social. Ou seja: o que queremos ver mudar para melhor em nossa cidade no próximo ENCONTRO.
Com esse objetivo elevado em mente – e um grupo de pessoas dedicadas e honradas trabalhando nos bastidores – poderiam usar todo o nosso potencial para transformar a nossa cidade num futuro próximo em um verdadeiro Cartão Postal.
Em algo que possa se transformar em motivo de orgulho para essa e para as gerações futuras – em algo que possa SER um dos pontos de ENCONTROS do próprio Turismo Universal.
Lembro ainda que tivemos no mesmo espaço se confraternizando, com a mesma simplicidade e humildade, diversas pessoas que hoje fazem parte da força motriz que impulsiona o desenvolvimento e o crescimento desse país – Blairo Maggi, um dos empresários mais bem sucedido desse país, hoje Ministro da Agricultura; Erai Maggi Scheffer, outro exemplo vivo de dedicação e trabalho considerado o maior produtor de soja do país além de diversas outras atividades através do Grupo Bom Futuro; e também do deputado federal Adilton Sachetti – todos são-miguelense de alma e coração.
Em meu pronunciamento, sobre este ponto de ENCONTRO do próprio Turismo Universal deixei claro que se trata de Uma Obra de Arte – onde através dela possamos contar a evolução da espécie, começando desde o homem primitivo e, é claro, contando também a história da imigração que deu origem ao que hoje somos.
No momento em que estava finalizando essa matéria, recebi via face, um texto magnífico enviado pela nossa queridíssima amiga Tatiane Amboni (engenheira agrônoma), referindo-se a solenidade de ontem, cujo teor o transcrevo a seguir:
“Falou bonito, gostei muito, bastante coerência e aquela empatia que poucos possuem. Sobre a amizade, me fez lembrar Milam Kundera, escritor tcheco que em seu livro “A Identidade”, nos diz que a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu”.
Ele chama os amigos de testemunhas do passado e diz que eles são nosso espelho, que através deles podemos nos olhar. Vai além, diz que toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos.
“Amigos recentes custam a perceber essa aliança, não se sabe se enfrentarão com solidez as tempestades ou se serão varridos numa chuva de verão. Veremos. Um amigo não racha apenas a gasolina: racha lembranças, crises de choro, experiências. Racha a culpa, racha segredos. Um amigo não empresta apenas a prancha. Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta o calor e a jaqueta. Um amigo não recomenda apenas um disco. Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país”.
“Um amigo não dá caronas apenas pra festa. Te leva para o mundo dele, e topa conhecer o teu. Um amigo não passa apenas cola. Passa contigo um aperto, passa junto o réveillon. Um amigo não caminhas apenas no shopping. Anda em silêncio na dor, entra contigo em campo, sai do fracasso ao teu lado. Um amigo não segura a barra, apenas. Segura a mão, a ausência, segura uma confissão, segura o tranco, o palavrão, segura o elevador. Duas dúzias de amigos assim ninguém têm. Que a vida e os amigos nos ensinem a cuidarmos uns dos outros, cada vez mais e sempre!”
O presidente Edson Fernando da Silva fez um agradecimento especial às pessoas que colaboraram para a realização deste cerimonial e os custos para impressão desta revista – Aglae Cavalca Junqueira, Neli Maceda, Sonia Martinello, Clayton Barbiero, Armando Dandolini, Valmor Zanette, Blairo Maggi, João Scheffer, Luiz Alberto da Soler, Veranice Schefer Justo e Ijair Vamerlatti.
Aos membros da Comissão, ele deixou o seguinte recado:
"Amigos!! Gostaria primeiramente de agradecer a DEUS por todos os momentos maravilhosos que tive ao longo de todo tempo em que estivemos reunidos. Por todos os momentos felizes e por que não dizer tristes!! Muitas coisas aprendi com todos vocês, muitos valores guardei e, muitos amigos conquistei.
Hoje agradeço a todos o meu maior momento de alegria e minha grande conquista que foi conhecer ainda mais vocês. Ao lado de todos, aprendi a amar e sentir-se amado. Aprendi a respeitar e ser respeitado e, principalmente aprendi que não podemos ter medo de lutar para sermos felizes e para o que almejamos.
Devemos vencer nossos obstáculos, e os obstáculos que tínhamos ao fazermos a festa da Velha Gaúcha foi superado e, o encontro e a revista foram um sucesso. Agradeço imensamente a disponibilidade de cada um de vocês desta comissão para que estes eventos fossem coroados de sucesso. Muito obrigado. Abraços."
Confira nas fotos a seguir alguns momentos registrados pelas nossas lentes:
Comentários