“Trata-se de um momento muito importante para a vida da UNILA. Estamos sinalizando para toda a comunidade que a nossa Instituição também forma em nível de mestrado e, muito em breve, também de doutorado”, destaca o coordenador do PPG-IELA, Andrea Ciacchi. “Tenho muito orgulho desses nossos primeiros dez mestres, e dos da turma de 2015, que também já defenderam suas dissertações e logo também receberão seus diplomas”, completa o docente.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dinaldo Almendra Filho, este é um evento simbólico para a Universidade. “A pós-graduação é sempre a vanguarda em termos de pesquisa e de formação de quadros humanos de excelência para pensar a nossa realidade. A entrega dos diplomas dos nossos primeiros mestres é motivo de muita alegria e é sinal de um esforço enorme de discentes, docentes e técnicos na consolidação da pós-graduação na UNILA. Além disso, cumpre a missão originária da Universidade, já que estão se formando mestres brasileiros e de outras nacionalidades latino-americanas, desenvolvendo pesquisas de alto nível”, afirma.
Atualmente, a UNILA conta com oito programas de mestrado e um doutorado interinstitucional em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Além dos mestres formados na primeira turma do PPG-IELA, outros 15 estudantes da segunda turma do Programa já defenderam suas dissertações. No Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL) - segundo mestrado implantado pela Universidade -, 15 estudantes da primeira turma realizaram defesa de dissertação.
Além do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dinaldo Almendra Filho, e do coordenador do PPG-IELA, Andrea Ciacchi, participaram da cerimônia de entrega de diplomas o reitor em exercício, Nielsen de Paula Pires, e o diretor do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), Gerson Galo Ledezma Meneses.