banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu e Copel estudam parceria voltada à eletrificação rural
  Data/Hora: 3.mai.2017 - 17h 55 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Tema foi debatido em reunião nessa terça-feira (2). Ideia é aumentar a oferta e baratear custos para produtores rurais

 

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Vianna, e o presidente da Copel, Antonio Sérgio de Souza Guetter, reuniram-se nesta terça-feira (2), em Foz do Iguaçu, para discutir uma parceria voltada a incrementar a oferta de energia no setor rural no Oeste do Paraná.

Guetter conheceu alguns dos projetos que a Itaipu já desenvolve na região, como o programa Oeste em Desenvolvimento, e a promoção do uso de fontes renováveis de energia, com ênfase no biogás gerado a partir de dejetos da agropecuária.

Conforme explica Paulo Afonso Schmidt, da Assessoria de Energias Renováveis da Itaipu, o objetivo da parceria é promover na região uma nova versão do programa Mais Clic Rural, de modernização dos serviços de eletricidade na área rural, porém com a expertise da binacional em energias renováveis.

“Há uma demanda crescente por energia, especialmente da cadeia de proteína animal, que é o carro-chefe da economia do Paraná. E a ideia é buscar uma nova modelagem para o Oeste do Paraná, que ajude a baratear os custos de energia e melhorar os resultados econômicos para os produtores”, afirmou Schmidt, acrescentando que o objetivo é formatar a parceria ainda neste semestre.

ODS

Ainda nesta terça-feira, o diretor também recebeu um grupo de diversas instituições do estado, integrantes do movimento Nós Podemos Paraná, entre elas a Copel e a Sanepar.  A visita foi acompanhada do deputado estadual Hussein Bakri, vice-líder do governo estadual na Assembleia Legislativa, da vereadora Nanci  Rafagnin Andreola e de outras autoridades.

Na oportunidade, o movimento Nós Podemos PR convidou a Itaipu a fazer parte de uma iniciativa para promover os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado. Segundo Keli Guimarães, da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e integrante do movimento, além da divulgação dos ODS, a iniciativa pretende implantar um bureau de informações que permita um acompanhamento das metas em todo o Paraná.

A Itaipu já vem atuando na promoção dos ODS em sua área de influência e, no último mês de abril, firmou com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA) o compromisso de desenvolver soluções em água e energia (objetivos seis e sete, respectivamente). “A promoção dos ODS está alinhada com as ações que a Itaipu vem desenvolvendo”, afirmou Vianna, explicando que, antes de confirmar a adesão ao movimento Nós Podemos, a questão passará também pela apreciação da diretoria paraguaia, uma vez que as diversas iniciativas realizadas em parceria com o sistema ONU tem tratamento binacional. 

Foto: Vianna recebe integrantes do monimento Nós Podemos Paraná. Crédito: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Einstein
Banner Exposição